Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 13 de Abril de 2012 às 07:08
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


Geraldo Tavares-DC
“O que ocorreu foram pessoas conversando sem a participação de alguém do Estado”, destacou o peemedebista
“O que ocorreu foram pessoas conversando sem a participação de alguém do Estado”, destacou o peemedebista
O governador Silval Barbosa (PMDB) considerou "absurda" a convicção do grupo liderado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira em assumir o controle da recém-recriada Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat), manifestada em conversa interceptada pela Polícia Federal (PF) e divulgada com exclusividade pelo Diário.

“Isso é um absurdo. A Lemat acabou de ser criada. Agora que estamos regulamentando a forma como vamos licitar. Indiquei há poucos meses um presidente. Não tem nem [mesmo] um edital para licitar e ainda tem que ouvir um absurdo desse. O que ocorreu foram pessoas conversando sem a participação de alguém do Estado”.

Silval Barbosa também refutou a existência de qualquer relação entre sua reeleição e a concretização da intenção do grupo, conforme ficou evidenciado no diálogo mantido por e-mail entre Adriano Aprígio de Souza, cunhado e um dos laranjas de Cachoeira, segundo a PF, e o argentino Roberto Coppola, que atua como consultor do bicheiro. Dois dias após a vitória de Silval nas urnas, em outubro de 2010, Adriano enviou um e-mail a Coppola perguntando se o argentino tinha conhecimento do resultado das eleições em Mato Grosso.

No mesmo dia, Coppola respondeu: “agora vamos implantar a loteria em Mato Grosso. Em Santa Catarina também foi bom com [o governador Raimundo] Colombo porque o presidente da loteria era o chefe da campanha de Colombo. No Paraná, falei com o [governador] Beto Richa, o problema é que [o ex-governador Roberto] Requião fechou a loteria e vai demorar porque tem que fazer uma nova lei”.

Para minimizar o fato, Silval afirmou se tratar de “conversa de boteco entre dois malucos envolvendo um terceiro que não tem conhecimento sobre o fato”. Garantiu ainda que a recriação da Lemat será efetivada. “Vou criar a Lemat através de processo licitatório claro e transparente como todos que fazemos”.

Criada em 1953, a Lemat será reativada após aprovação, em dezembro do ano passado, de um projeto de lei do deputado estadual José Riva (PSD). O decreto com as regras de funcionamento da loteria foi publicado em março deste ano e a elaboração da licitação para a definição da empresa gestora dos jogos está sendo feita por uma comissão da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

A conversa entre Adriano e Coppola está incluída no inquérito da PF na operação ‘Monte Carlo’, que desarticulou o esquema de jogo ilegal de Cachoeira e revelou suas estreitas ligações com o senador Demóstenes Torres (sem partido).

O Diário teve acesso à parte de seu conteúdo, que representa 7,4 mil páginas do total de documentos da operação e contém transcrição de ofícios relativos a interceptações telefônicas e telemáticas.

Outra conversa, realizada no dia 11 de abril do ano passado entre Demóstenes e Cachoeira, já havia evidenciado a influência do bicheiro no Estado. Na ocasião, o senador pediu a Cachoeira que ajudasse uma agência de publicidade de Goiás a vencer uma licitação para serviços de marketing da Copa do Mundo, em Mato Grosso. “Cê acha que consegue?”, questionou o senador. “Acho um negócio bacana. Se for do interesse seu...”, respondeu o bicheiro.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54481/visualizar/