Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Abril de 2012 às 16:15

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil completa, em abril, 170 anos de criação em Mato Grosso. Para comemorar quase dois séculos de prestação de serviço à sociedade mato-grossense, a Polícia Civil realizará entre os dias 17 a 21 de abril a 3ª Olimpíadas, o seminário "Polícia Judiciária Civil: Atuação em grandes eventos", voltado a preparação de policiais para a Copa do Mundo 2014, nos dias 19 e 20 de abril, e a entrega de 108 Medalhas do Mérito Policial, Mérito Especial e Serviços Relevantes, na noite do dia 19 de abril, durante a abertura do seminário.

A Polícia Civil tem em seu quadro, servidores que amam o que fazem e que deram a vida pela Instituição. É para homenagear esses policiais, que a Instituição criou a Medalha de Mérito Policial, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, destinadas aos policiais que completaram 30, 20 e 10 anos, de serviço policial com exemplar desempenho profissional. "Este é um reconhecimento da Instituição para com eles. Desejamos que a todos os policiais sejam estendidas as honrarias", afirma o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia.

Também serão homenageados servidores que se destacaram no desempenho do trabalho, seja em ato de bravura ou em ação de excepcional relevância para a organização policial e personalidades que prestaram serviço em prol da instituição.

O delegado geral Anderson Garcia, considera de fundamental importância a comemoração de mais um ano de aniversário da Polícia Judiciária Civil e conclama a participação de todos dos servidores nas celebrações. "A participação dos policiais nos eventos, seja ele nas olimpíadas ou no seminário, retroalimenta o amor que todos têm pela Instituição, o sentimento de reconhecimento pela nobre missão da Polícia Civil para com a sociedade", disse. "Solicitamos a participação efetiva de todos os servidores da Instituição nas comemorações alusivas aos 170 anos", conclama.

Seminário
O seminário é um dos eventos alusivos as comemorações dos 170 anos da Polícia Civil no Estado de Mato Grosso, comemorado no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, auditório Aracuã, para 500 policiais civis e instituições ligadas à Justiça, Segurança Pública e Agências de Inteligência.

Com uma abordagem voltada aos jogos da Copa do Mundo de 2014, o evento traz palestrantes de renome nacional. São dois delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo, uma delegada da Bahia, com experiência em eventos com grande público, além de um delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, do secretário da Copa do Mundo FIFA 2014, Eder de Moraes Dias e o do Segurança Pública, delegado federal Diógenes Gomes Curado Filho.

A delegada paulista Margarete Francisca Correa Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, é uma das convidadas. Ela ministra palestra sobre a atuação da Polícia Civil em jogos da Copa de 2014. O delegado André Dahmer, do departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, abordará a contribuição da Polícia Civil nos grandes eventos.

Com larga experiência na organização da segurança do carnaval da Bahia, a delegada Heloísa Campos de Brito, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana da Bahia, fala de como a Polícia Civil daquele estado atua frente a eventos com grande aglomeração de público.

O delegado da Policia Civil de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas, responsável pela elaboração do material didático da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), relacionado à atuação da Polícia Civil frente a grandes eventos, ministra palestra com o tema: Investigação policial proativa: Uma nova abordagem focada para grandes eventos.

Jogos Olímpicos
Neste ano, as Olimpíadas serão disputadas nas modalidades de Futebol Society, Natação, Voleibol de Quadra Misto, Voleibol de Areia, Atletismo, Xadrez, Bozó, Truco Espanhol e Tiro.

Os interessados poderão baixar o regulamento pelo site www.policiacivil.mt.gov.br/acadepol ou para maiores informações entrar em contato com a Gerência de Educação Física da Acadepol pelo telefone: 3901-5661 (Claudinei Farina), de segunda a sexta-feira, em horário comercial

Criação
A Polícia Judiciária Civil comemora seu aniversário no mês de abril, conforme o Artigo 6º da Lei Complementar 407, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa da Polícia Judiciária Civil, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono da Polícia. A Polícia Civil é um dos órgãos criados em 1808 por D. João VI. No Estado de Mato Grosso, a Polícia Civil foi criada em 24 de maio de 1842, por portaria do Presidente da Província, sendo escolhido, politicamente, seu Chefe de Polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54800/visualizar/