Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 07 de Abril de 2012 às 09:49
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Com a aproximação do período das convenções partidárias para as eleições municipais, os grupos de situação e oposição em Sinop estão de olho nas pesquisas eleitorais para delinear as estratégias e definir os melhores nomes para disputar o pleito na maior cidade do Nortão do Estado. E para isso apegam-se aos resultados das pesquisas.

Tanto o grupo do prefeito Juarez Costa (PMDB), que tentará a reeleição em outubro, quanto o da oposição, que trabalha com pelo menos três nomes para a disputa, ficaram satisfeitos com duas pesquisas que vieram à tona nesta semana.

Os aliados de Juarez comemoram os números apresentados pela pesquisa do Instituto Mark, na qual o prefeito está liderando as intenções de voto com 48%. O porcentual é bem maior do que o de possíveis concorrentes, como o ex-deputado estadual por dois mandatos Dilceu Dal’Bosco (DEM), que apareceu com 14,3% no levantamento que ouviu 300 pessoas.

Segundo a Mark, o prefeito Juarez seria reeleito se as eleições fossem hoje, disputando contra qualquer candidato da oposição. Venceria inclusive o pretenso candidato a prefeito, o suplente de deputado federal Roberto Dorner (PSD), que oficialmente não é situação nem oposição, mas quer concorrer ao cargo de chefe do Poder Executivo sinopense.

No entanto, o outro lado também comemora o resultado de uma pesquisa para consumo interno, feita por um instituto da cidade, que apontaria vitória da oposição. Segundo uma fonte de Olhar Direto que teve acesso aos dados disponibilizados aos oposicionistas também nesta semana, Dilceu venceria Juarez por margem de quatro a cinco pontos em uma disputa direta.

Conforme a mesma fonte, a esposa do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), Renata Leitão, também estaria bem cotada na pesquisa, podendo, inclusive, fazer frente à candidatura do peemedebista.

A oposição comemora, inclusive, a boa colocação de Roberto Dorner que, se somado às intenções de voto de Dilceu e Renata, também venceria o atual prefeito sinopense.

Mas, segundo a fonte de OD, o que a oposição mais gostou de ver na dita pesquisa –que ouviu pouco mais de 400 pessoas – é uma suposta rejeição de Juarez junto aos bairros periféricos, que estaria muito elevada. O grupo oposicionista enxerga nesta rejeição uma boa chance de derrotar o prefeito e assumir o comando do Paço Municipal.

As convenções municipais acontecem nas últimas semanas de junho e, até lá, a movimentação nos bastidores deve ser intensa. Juarez, além de avaliar um nome para candidatura a vice-prefeito, tentará manter Roberto Dorner no arco de aliança. Dorner o apoiou na eleição de 2008 e recebeu reciprocidade na campanha para deputado federal em 2010.

Já o grupo de oposição tentará ter o suplente de deputado federal na coligação, formando assim uma “mega aliança” entre Leitão, Dal’Bosco e Roberto Dorner para tentar garantir a vitória em sete de outubro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54827/visualizar/