Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 07 de Abril de 2012 às 08:37
Por: Iara Vilela

    Imprimir


A capital de Mato Grosso possui cenários que contrastam prédios históricos com os modernos. Mesmo com o crescimento da cidade, Cuiabá ainda preserva traços antigos em sua arquitetura e mantém muitos locais que ajudam a contar sua história.

Em comemoração ao aniversário de 293 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril, o site G1 Mato Grosso preparou uma série de reportagens especiais. As matérias sobre curiosidades da capital, fatos históricos que marcaram Cuiabá e também sobre o futuro da cidade serão publicadas até domingo, quando a cidade celebra o aniversário.

O G1 percorreu as principais ruas e avenidas da região central da cidade para mostrar como eram suas praças e construções centenárias e como esses mesmos locais estão hoje.



Arsenal de Guerra
(Foto 1) – Construído em 1818, o prédio do Arsenal de Guerra foi construído para ser um estabelecimento militar para conserto e fabricação de armas. O casarão foi restaurado e hoje funciona como um dos espaços culturais mais movimentados de Cuiabá. O prédio foi tombado em 1983 e após restauração passou a ser administrado pelo Sesc.

Correios (Foto 2) – O prédio dos Correios fica situado na Rua 13 de Junho, no centro de Cuiabá, também em frente à Praça da República. Durante muito tempo, uma rua passava em frente ao prédio. Hoje o visual do local já mudou e pode-se dizer que o prédio fica anexado à praça, já que a rua que os separava deixou de existir. As palmeiras imperiais permanecem em frente ao local.

Avenida Getúlio Vargas (Foto 3) - A Avenida Getúlio Vargas é uma das principais avenidas da região central de Cuiabá. Nesta fotografia tirada em 1955 é possível ver que havia várias palmeiras imperiais ao longo da avenida. A foto mostra ainda que era possível trafegar de automóvel nos dois sentidos da pista. Hoje a avenida abriga prédios onde funcionam a Secretaria Estadual de Cultura e o Cine Teatro de Cuiabá. Este último local foi construído em 1942 e ficou ativo durante 55 anos. O Cine Teatro foi reaberto em maio de 2009.

Palácio da Instrução (Foto 4) – Inaugurado em 1914, o prédio do Palácio da Instrução foi construído em frente à Praça da República. A construção foi feita com materiais muito usados na época como pedra canga e adobe – uma mistura de barro e capim. Por quase meio século o local funcionou como escola e atualmente abriga a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Palácio da Justiça (Foto 5) - O Palácio da Justiça foi inaugurado em agosto de 1941. O então presidente da República Getúlio Vargas participou da solenidade de inauguração do prédio. Hoje o local funciona como o Juizado Especial.

Praça da República (Foto 6) - A Praça da República fica no centro de Cuiabá. É uma das mais antigas da capital e ao seu redor estão localizados a Catedral Bom Jesus de Cuiabá, o Palácio da Instrução e o Museu Histórico. Hoje cercada de grandes árvores, a Praça da República passou por várias reformas e atualmente possui uma escultura que simboliza a Justiça, com seus olhos vendados.

Praça da República vista do Palácio da Instrução (Foto 7) – A Praça da República era um grande jardim no centro de Cuiabá. Atualmente a praça tem várias árvores que cresceram no local. Embaixo das árvores vários bancos foram instalados para que os moradores possam se sentar e aproveitar a sombra.

Rua 13 de Junho e Praça da República (Foto 8) – Uma das ruas que dá acesso à Praça da República é a Rua 13 de Junho. Na imagem é possível ver que muitas árvores cresciam ao longo da rua que na época era residencial. Atualmente a Rua 13 de Junho é comercial, abrigando dezenas de lojas.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54840/visualizar/