Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 05 de Abril de 2012 às 14:14

    Imprimir


Os Correios estão promovendo cursos sobre o Exporta Fácil para empresários, estudantes, profissionais liberais e gestores públicos como uma das medidas do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do governo federal. O Plano objetiva integrar ações e projetos de promoção da cultura exportadora em 22 estados brasileiros, por meio da construção de mapas estratégicos de comércio exterior ou de planos de ação de capacitação. Já ocorreram cursos em Manaus (AM), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Ilhéus (BA) é o próximo município a receber o treinamento, na segunda-feira (9).

Os cursos ofertados pelos Correios são: rede-agentes para multiplicar os conhecimentos sobre comércio exterior; oficinas sobre o uso do Exporta Fácil; e treinamento sobre comércio exterior para empresários de empresas de pequeno porte.

O serviço Exporta Fácil foi lançado pelos Correios em 2001 com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas ao mercado internacional, por meio da redução de burocracia no processo de exportação.

Plano — As ações foram divididas segundo o grau de maior ou menor perfil exportador de cada unidade da federação. Para 14 estados que têm tradição exportadora foram construídos mapas estratégicos. Os outros oito que ainda não estão em um nível tão avançado nesse sentido, terão capacitação para, no futuro, melhorarem seu perfil exportador, de modo a construírem, também, seus mapas estratégicos.

O PNCE, que integra o Programa Brasil Maior, será desenvolvido até 2015 e está focado em cinco eixos: Cultura Exportadora; Inteligência Comercial Competitiva; Ambiente de Negócios; Diversificação e Qualificação da Pauta Exportadora e Promoção Comercial. Para este ano estão previstas mais de 200 ações.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54974/visualizar/