Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Abril de 2012 às 14:00

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em março, divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o ministro, o número de março "mostra que a inflação está sob controle e abre a possibilidade de um crescimento maior (da economia) neste ano".

O IPCA -que serve de referência para a meta oficial de inflação - subiu 0,21% em março, após alta de 0,45% em fevereiro. A taxa é a menor desde julho de 2011, quando ficara em 0,16%.

A meta oficial de inflação é de 4,5% ao ano, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O governo espera que uma redução das pressões inflacionárias abra espaço para o Banco Central continuar com a política de redução da taxa básica de juros, atualmente em 9,75% ao ano, de forma a estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

No mercado financeiro, a aposta predominante é que a Selic terminará o ano em 9% e que cairá a este nível já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 17 e 18 de abril.

Mantega recebe nesta quinta-feira o médico e acadêmico coreano-americano Jim Yong Kim, candidato à presidência do Banco Mundial apoiado pelos Estados Unidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54976/visualizar/