Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Março de 2012 às 17:41

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação de Nortelândia acaba de confirmar que o município foi contemplado com cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Os cursos foram pactuados junto a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e serão ministrados na Escola Estadual “Professora Idalina de Farias”, a partir do segundo semestre de ano, com professores do SENAI, SEBRAE e UFMT.

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga disse que a conquista faz parte do projeto da administração de capacitar a população para ingressar nos projetos e programas de desenvolvimento econômico inseridos no Programa Gerar de emprego e renda.

“É uma conquista muito importante para a população, principalmente para os jovens que terão a oportunidade de se qualificar e estarem preparados para o mercado de trabalho, o que lhes irá proporcionar melhores condições de vida” destacou.

O Chefe do Poder Executivo esclareceu ainda que o fato de o município estar trabalhando a implantação de um pólo regional de confecção torna necessário qualificar a mão de obra sobre dois aspectos importantes no conjunto de propostas desenhadas pela administração, que é o crescimento econômico e social de forma sólida e sustentável.

A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia Scarpat informou que a novidade faz parte do Bolsa-Formação, que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação, destinados à capacitação profissional, oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social. Os cursos são presenciais e serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.

“Buscamos essa rede de formação justamente porque ela atende nossas necessidades prementes, e é de fundamental importância para consolidação de nossos projetos sociais, econômicos e educacionais” frisou.

Outras demandas existem nas áreas de técnico em elétrica, informática (montagem e manutenção de computador e de programas), meio ambiente, empreendedorismo e cooperativismo, agroindústria (por conta da expansão de indústrias frigorificas de carne, frango, laticínios, etc), gestão de negócios e eventos e atendimento comercial, que estão sendo pleiteados e aguardam deliberação dos órgãos envolvidos.

As pessoas interessadas podem obter maiores informações a respeito dos cursos na própria Escola Idalina de Farias pelo telefone (65) 3346-1514, na Assessoria Pedagógica: 3346-1225 e Secretaria Municipal de Educação 3346-1195.

Os cursos que serão oferecidos a partir do segundo semestre deste ano são: Montagem e manutenção de computadores, auxiliar administrativo, costureiro, modelista, desenhista de moda e promotor de vendas.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/55361/visualizar/