Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 23 de Março de 2012 às 16:23
Por: Vania Costa

    Imprimir


A implantação de um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) em Cuiabá foi tema de debate na Audiência Pública realizada na tarde desta quinta-feira (22), no auditório “Deputado Milton Figueiredo”, na Assembleia Legislativa.

Para o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) que presidiu a audiência foi dado o primeiro passo para a luta em trazer a implantação do campus da Unemat para Cuiabá, que hoje não possui Universidade Estadual. “É um ato de justiça para a capital mato-grossense, isso significa um futuro melhor para a população e para a economia dos municípios da baixada cuiabana. A oportunidade de fazer um curso de nível superior de qualidade como é oferecido pelas universidades federais sem precisar se ausentar do lugar de onde mora é o que buscamos e não vamos medir esforços para que isso aconteça”, disse o parlamentar.

Durante o evento, o reitor Adriano, contou suas experiências adquiridas na implantação da Unemat e sugeriram caminhos que vão facilitar a instalação da universidade em Cuiabá. Foi uma das sugestões a criação de uma comissão local para auxiliar a comissão de implantação.

Adriano destacou a necessidade da comissão local como forma de agilizar os trabalhos. “É importante que vocês se organizem, poderes públicos, sociedade organizada, empresários, para apontar as demandas quando a comissão de implantação iniciar o processo”, destacou.

“Somos a favor da implantação da Unemat em todo o Estado de Mato Grosso. Desde que haja fôlego orçamentário para manter a estrutura”, apontou o Heitor.

O deputado reiterou que já tem uma emenda no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), garantida para aquisição da área e elaboração do projeto ainda em 2012.

O presidente da mesa informou que para manter a universidade na capital, com a projeção de aproximadamente sete cursos, entre licenciaturas e bacharelados, vai ser preciso um investimento de cerca de cinco milhões por ano, entre folha de pagamento de professores e técnicos e o custeio básico de manutenção e infraestrutura.

Emanuel Pinheiro disse que todo o Vale do Rio Cuiabá encontra-se à margem do processo de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Estado, uma vez que é uma das regiões do Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele avaliou que com um campus da Unemat na capital vai contribuir para o aumento do acesso do cidadão de baixa renda a uma instituição pública gratuita de qualidade, contribuindo também para aumento do índice do IDH, como também visa atender não só o cidadão de Cuiabá, mas de todos os municípios que compõem a baixada.

“Com a união e o envolvimento de todos os políticos presentes vemos que é uma luta suprapartidária, que é um movimento da sociedade, aqui estão lideranças que concordam com a vinda do campus. Já está mais que claro que com o desenvolvimento econômico e com o crescimento da população nos 12 municípios que compõe a baixada cuiabana a conquista vai beneficiar todo o Estado”, finaliza Emanuel Pinheiro.

O requerente da sessão enfatizou que a capital é ideal para sediar uma universidade pública estadual, pois atenderá uma demanda de quase 20 mil alunos (por ano) oriundos de colégios públicos matriculados no ensino médio que pleiteiam uma vaga no ensino superior.

“O evento é muito importante para o processo de implantação da universidade. Hoje, contamos com a participação de pessoas que já têm uma experiência no processo, nos mostrando quais meios devemos seguir para que não andemos na contramão”, disse o autor da audiência.

Pinheiro ressaltou que Mato Grosso, das 23 unidades da Federação que possuem Universidade Estadual, é a única que não possui um campus na Capital.

Durante as discussões da audiência pública, ficou evidenciado a liderança que o deputado estadual Emanuel Pinheiro vem tendo dentro da Assembleia Legislativa na luta pela universidade estadual, sendo, inclusive, apoiado pelos professores da rede pública presentes e alunos do ensino médio e superior da Unemat de Tangará da Serra, Sinop e Cáceres.

Na oportunidade os estudantes do campus de Sinop, com cartazes e faixas, pediam concursos públicos para a composição do quadro de professores.

Em resposta ao manifesto dos estudantes, Emanuel Pinheiro afirmou que pedirá ao governador, em reunião que deverá acontecer na próxima semana, à abertura de concurso público para preencher as vagas pendentes nos cursos espalhados pelo Estado.

O deputado assegurou que defende a ampliação dos campus da Unemat no Estado, porém, não abre mão da implantação de campus da instituição em Cuiabá e Várzea Grande. “Se pode ter em onze municípios do Estado, porque não pode ter em Cuiabá e Várzea Grande?”, questionou.

“Sou defensor da ampliação dos campus e dos recursos para a Educação”, pontuou o republicano.

Pinheiro garantiu que pretende obter medidas concretas rumo à concretização da instalação da universidade em Cuiabá.

O deputado disse aos estudantes de Sinop, que devem continuar com esta luta, mas que se coloquem no lugar dos mais de 20 mil alunos que concluem o ensino médio na baixada cuiabana e não tem a mesma oportunidade de ingressar em uma universidade estadual.

Além do autor do requerimento deputado Emanuel Pinheiro, participou também o reitor da Unemat, Adriano Silva, os pró-reitores, vice-reitor, prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD), secretários municipais e estaduais e os deputados Sebastião Rezende (PR), Alexandre César (PT) e o presidente da Casa, deputado José Riva (PSD).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/55925/visualizar/