Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Março de 2012 às 08:51
Por: Vania Costa

    Imprimir


A implantação de um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) na baixada cuiabana será tema de debate da Audiência Pública, dia 22 de março, às 14h30min, no auditório “Deputado Milton Figueiredo”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O requerimento foi de autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR).

A luta do parlamentar resultou na garantia de uma emenda aprovada no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), garantindo ainda para 2012 a aquisição da área e o projeto do campus.

“É uma necessidade a implantação da Universidade Estadual aqui. Cuiabá já vem sendo penalizada há anos, precisamos reverter essa situação urgentemente. A capital é a cidade mais importante, pioneira, desbravadora, palco das decisões políticas, administrativas do Estado e berço cultural de Mato Grosso. Eu vou trabalhar para que a nossa querida capital seja contemplada com um campus da Unemat”, ressaltou.

“Cuiabá tem mais de 35% da população do Estado, estão reunidos aqui cerca de 600 mil eleitores, aproximadamente 60 mil jovens matriculados no ensino médio”, aponta Pinheiro.

O parlamentar ainda lembra que a capital é ideal para sediar uma universidade pública estadual, pois atenderá os municípios da baixada que possui uma demanda de quase 20 mil alunos (por ano) oriundos de colégios públicos matriculados no ensino médio que pleiteiam uma vaga no ensino superior.

O deputado republicano disse que a Baixada Cuiabana encontra-se à margem do processo de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Estado, uma vez que é uma das regiões do Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Emanuel Pinheiro avaliou que com um campus da Unemat na capital vai contribuir para o aumento do acesso do cidadão de baixa renda a uma instituição pública gratuita de qualidade, contribuindo também para aumento do índice do IDH, como também visa atender não só o cidadão de Cuiabá, mas de todos os municípios que compõem a baixada.

Pinheiro ainda ressaltou que Mato Grosso, das 23 unidades da Federação que possuem Universidade Estadual, é a única que não possui um campus na Capital.

Para Emanuel, Cuiabá é uma mãe, e precisa abrigar aqui uma Universidade que vai dar acesso aos que não tem condição de pagar uma faculdade particular e não conseguem ingressar no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, e com a criação de um Campus da Unemat em Cuiabá, vai aumentar consideravelmente o número de vagas e consequentemente o acesso da população mais carente e sofrida à educação de qualidade e gratuita.

O deputado quer mobilizar a sociedade, estudantes, professores e pais de alunos  para fortalecer este movimento na luta da implantação do campus da Unemat em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56082/visualizar/