Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 21 de Março de 2012 às 09:44

    Imprimir


Cine Teatro de Cuiabá (Foto: Lenine Martins/Secom-MT)
Cine Teatro fica localizado no centro de Cuiabá
(Foto: Lenine Martins/Secom-MT)



O espetáculo de dança "Maria Taquara em foco" e a peça teatral "Maria...meu bem" serão apresentados nesta quarta-feira (21), a partir das 20h, no Espaço Cênico do Cine Teatro de Cuiabá. As atrações fazem parte de uma Mostra cultural do "I Cuiabá em Cena", realizado até domingo (25) na capital mato-grossense. A entrada é gratuita.

Na apresentação "Maria Taquara em foco", do artista Wagton Douglas, o público pode conferir através da dança as principais características da personagem homenageada. Já a peça "Maria...meu bem" tem 40 minutos de duração e através de viagens por cartas, relata as situações vividas por Maria Taquara.

Os documentos revivem histórias do povo cuiabano em um enredo de emoção e suspense. A peça também expõe os desejos e sentimentos de Maria Taquara. A classificação etária é de 16 anos. Também são oferecidas oficinas de capacitação de interpretação e linguagem voltadas a atores e atrizes. O evento tem objetivo oferecer à população o universo teatral regional.

Maria Taquara
A primeira edição do Cuiabá em Cena homenageia uma personagem histórica da capital mato-grossense que viveu nas décadas de 30 e 40: Maria Taquara. Por ser uma mulher magra e alta, ganhou o apelido de Taquara. Dentro de uma sociedade conservadora, foi a primeira mulher da região a abolir as saias.

De acordo com os livros de história, a personagem passou a usar calças compridas, o que logo se tornou uma marca registrada. Não fez isso de propósito, mas sim por ser lavadeira, pois precisava de roupas mais resistentes.

Maria Taquara acabou se tornando um símbolo de luta pela igualdade de direito e transformação social. Atualmente a personagem é homenageada com um monumento em seu nome em uma praça na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no centro da capital.

Ingressos
Os ingressos para participar do evento podem ser retirados na bilheteria do Cine Teatro de Cuiabá, no dia de cada apresentação. O Cine Teatro fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Prefeitura da capital.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56147/visualizar/