Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 13 de Março de 2012 às 10:58

    Imprimir


De janeiro de 2011 a fevereiro de 2012 o empresário, Gerson Luiz Lintzmaier da Duda Comércio e Confecções Ltda, em Cuiabá, já contratou sete funcionários. Até o fim do ano a estimativa é que, pelo menos, mais 20 novos colaboradores sejam alocados em mais duas novas lojas da empresa na capital. Esta é apenas uma das micro e pequenas empresas (MPEs) que fazem parte da maior estatística de empregabilidade dos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, as MPEs responderam por 62% dos novos empregos formais gerados em 2011 em Mato Grosso. Foram quase 21 mil contratações, a frente do Distrito federal e Mato Grosso do Sul. “Estamos usando todas as ferramentas para tomar as decisões mais assertivas, o resultado foi um crescimento acima do esperado”, pontua Lintzmaier.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam que durante o ano de 2011 foram gerados 33.611 mil empregos celetistas. Sendo que, 20.854 pertencem as MPEs. O estado aparece em segundo em relação ao Centro Oeste e em 13º entre as 27 unidades federativas. O estudo mostra ainda que as empresas com até 99 trabalhadores foram responsáveis por mais de 85% das vagas de empregos geradas no ano de 2011, sendo superior aos 78%, contabilizados entre janeiro a dezembro de 2010. O setor que mais cresceu no Estado foi o do comércio com 9.483 contratações, seguido de serviços (8.820 postos), agropecuária (6.827 postos), construção civil (4.069 postos), e da indústria de transformação (3.142 postos).

Mesmo com o declínio comum ao mês de dezembro, quando por razões sazonais - entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas, esgotamento da bolha de consumo no final do ano - verificou-se uma redução de 2,44% no nível de emprego com uma redução de 13.793 postos de trabalho, o estado conseguiu superar as médias. Desde 2007 que o número de empregos não era tão alto.

De acordo com a proprietária da RH Brasil, Josiane Gimenes, o bom desempenho das MPEs está diretamente relacionado à maior profissionalização aliada ao acesso à tecnologia. “Esse investimento tem levado ao crescimento, o que implica em novas contratações”. Além disso, existe uma preocupação maior dos empresários em contratar com mais critério, deixando de lado as indicações. Essa mudança de atitude reduziu o erro nas contratações e consequentemente a rotatividade. “Os funcionários, sentindo-se valorizados, também querem apresentar resultado por meio de qualificação. Ou seja, é um ciclo onde todos saem ganhando”.

A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, observa que o bom momento das MPEs é resultado do desenvolvimento do Estado como um todo, já que as pequenas empresas vem dar suporte aos grandes empreendimentos. Além disso, o mercado está bastante aquecido e esperançoso. “O Sebrae percebeu essa mudança que se estabeleceu nos últimos dois anos e criou ferramentas que auxiliassem esses empreendedores e atendessem as necessidades deles. As empresas entenderam o recado, perceberam o que era necessário para progredir e agora, começam a colher o resultado dessa mudança estratégica e operacional”.

Janeiro em alta

O desempenho positivo das MPEs em 2011 segue em alta no início deste ano. Apenas em janeiro foram gerados 10.142 empregos celetistas, equivalente ao acréscimo de 1,78% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Essa é a maior média de empregabilidade registrada no mês de janeiro, desde 2003. Em termos absolutos e relativos, esse desempenho é o melhor de toda a série histórica do Caged para o período, e o melhor saldo da Região Centro-Oeste. Tal expansão ocorreu principalmente pelo crescimento nos setores da agropecuária (5.979 postos), dos serviços (1.586), e da indústria de transformação (1.114). No acumulado dos últimos doze meses, o montante de empregos gerados atingiu 34.374 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 6,29%.

Entre os municípios com melhor desempenho está Sorriso, que fica ao Norte de Mato Grosso, distante cerca de 412 km da capital. Só em janeiro deste ano a cidade teve um saldo de 952 empregos gerados, na sequencia está Primavera do Leste (710) e em terceiro Cuiabá (530). Entre as empresas que mais cresceram na região está a Controlsoft que está no mercado há 15 anos e só em 2012 já abriu cinco novas vagas. De acordo com o sócio-proprietário da Controlsoft, João Nestor Mayer, o crescimento da empresa ficou acima da média e está diretamente relacionado às estratégias de expansão que preveem metas claras. “Acredito que quando a gente sabe onde quer chegar, os resultados aparecem”. A empresa recebeu em 2012 o Prêmio Empresa Brasileira, o próximo objetivo agora é a ampliação para outros estados e por consequência, novas contratações.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56825/visualizar/