Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 13 de Março de 2012 às 09:14

    Imprimir


Uma grande mobilização política para impedir o fechamento da Unidade Executora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra – em Pontes e Lacerda, por meio de audiência pública solicitada do deputado estadual Ademir Brunetto (PT/MT), foi realizada na última sexta-feira (09) no município.

Devido determinação da resolução do Incra em extinguir as unidades de Pontes e Lacerda e Carlinda é que o deputado petista solicitou os debates. Em Carlinda, a audiência foi realizada em 24 de fevereiro.

Em Pontes e Lacerda, a propositura de Brunetto também foi apoiada por uma grande movimentação para reforçar os encaminhamentos já feitos no município de Carlinda e que agora somam com a mobilização política de Pontes e Lacerda. Com o apoio de lideranças políticas de toda região, um grande número de pessoas fizeram um abaixo-assinado para ser protocolado, junto ao Governo Federal, o pedido para que seja revertido o decreto que propõe o fechamento das unidades executoras do Incra, de Carlinda e Pontes e Lacerda.

O requerimento será protocolado junto à presidência do Senado, à presidência do Incra, à ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti, e junto ao ministro de Relações Institucionais, Gilberto Carvalho.

“Isso seria um retrocesso para a reforma agrária de Mato Grosso e para a agricultura familiar. Tenho liderado essa ação, tentando reverter este procedimento. Essa audiência pública mobilizou todas as lideranças e instituições públicas, trabalhadores rurais e o comércio local. Nós queremos conquistar o fortalecimento destas unidades e não o fechamento”, reforçou Brunetto.

Estiveram presentes na audiência representantes da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, presidida pelo vereador Pedro Vieira do Partido dos Trabalhadores, o prefeito do município, Newton Miotto, os prefeitos de Campos de Júlio, Dirceu Martins Comiran, de Conquista D´Oeste, Jair Podavin Ferreira, de Comodoro, Marcelo Beduschi, vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade e lideranças de toda região.

Ademir Brunetto justifica que, em Pontes e Lacerda, a unidade atende mais de 15 municípios no Vale do Guaporé, extremo oeste do estado de Mato Grosso, região fronteira com a Bolívia, onde os conflitos agrários são permanentes. Há também um grande número de assentamentos já devidamente organizados e acompanhados pelo Incra local, assim como processos a serem desapropriados em andamento.

Já a unidade de Carlinda atende mais de 12 municípios do norte de Mato Grosso, distantes 800 km da capital, e possui um bom número de técnicos e funcionários que recebem as demandas de dezenas de assentamentos que aportam aquela unidade executiva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56841/visualizar/