Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 08 de Março de 2012 às 15:15

    Imprimir


Os Estados produtores de royalties minerais podem ter aumento na compensação financeira pela exploração dos recursos, é o que propõe o Projeto de Lei (3363/2012) do coordenador da bancada do Centro-Oeste, deputado federal Wellington Fagundes (PR). Apresentado nesta quinta-feira (08) na Câmara, o PL pretende reajustar em 3% o valor do ressarcimento.

De acordo com o projeto, a compensação dos recursos minerais é baixa, se comparada com seguimentos do petróleo e gás natural, o que acaba por refletir em menor distribuição ao país. “O Poder Público perde capacidade de investir o que se reflete em piores perspectivas de desenvolvimento econômico”, afirma o autor da proposta.

Segundo o deputado o aumento na compensação financeira de recursos minerais, será destinado ao Estado para aproveitamento econômico. “O reajuste de 3% sobre o valor do faturamento bruto da venda do mineral, será utilizado na geração de benefícios tanto para o governo dos estados, quanto para à população”, explica.

O aumento na taxação, no entanto, será sobre o valor do produto obtido após a última etapa do processo de beneficiamento adotado e antes da finalização industrial.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/57270/visualizar/