Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Outubro de 2013 às 15:37

    Imprimir


O XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia que acontece em Cuiabá, entre os dias 19 a 22 de novembro deste ano, tem como tema central, Segurança Alimentar e Nutricional e paralelamente, a realização da Feira da Agroindústria Saudável (FAS). Mas, pela programação preliminar do evento, os participantes já definirão por votação, a realização do XXIX CBA em 2014. O assunto será discutido na Assembleia Extraordinária da CONFAEAB.
 
No mesmo dia, haverá o Workshop das Câmaras de Agronomia do Brasil do CONFEA, além da Reunião Estadual do Colégio de Presidentes dos CREA’S, Centro Oeste.
 
Ainda na abertura do CBA 2013, haverá a Conferência I denominada “Os Desafios Estratégicos do Brasil em Segurança Alimentar” e a abertura da Feirada Agroindústria Saudável (FAS).
 
No dia 20, acontece a Conferência II “O Engenheiro Agrônomo no Século XXI e o Eixo Temático I discutindo os Instrumentos de Agregação de Valor e Qualidade aos Produtos da Agricultura com Foco na Segurança Alimentar e Nutricional”.
 
Tem ainda, palestra sobre o Código Florestal e CAR Cadastro Ambiental Rural e seus impactos na adequação ambiental e licenciamento das propriedades rurais, a Segurança Produtor Rural no Brasil – Seguro Rural, o Encontro de Organização e atuação profissional do Engenheiro Agrônomo no Século XXI.
 
O objetivo será debater sobre as “Ameaça se Oportunidades para o Exercício Profissional da Agronomia, Face às Novas Tecnologias, às Atuais Demandas da Sociedade e o que Tramita no Congresso Nacional e no Judiciário”.
 
O congresso discutirá “A Competência e o Papel das Entidades Representativas na Melhoria do Desempenho dos Conselhos Federal e Regionais” e as perspectivas em torno da aprovação da Agência Nacional de Extensão Rural (ANATER).
 
No dia 21, o Eixo Temático II debaterá o Receituário Agronômico, Políticas Públicas e privadas no Brasil em Segurança Alimentar e Nutricional, os agrotóxicos e o papel dos Engenheiros Agrônomos na produção de alimentos seguros e na sustentabilidade Ambiental: posição oficial dos Engenheiros Agrônomos do sul do Brasil, frutas, hortaliças e a segurança dos alimentos: dados de uma realidade para embasar o Receituário Agronômico, Lei dos Agrotóxicos & Receituário Agronômico na produção de alimentos seguros para consumo interno e exportação (Major & Minor Crops): o que precisa melhorar.
 
No dia 21, o CBA vai propor uma visão geral Sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e o papel da agricultura Familiar na Segurança Alimentar e Nutricional.
 
O Agronegócio numa Visão de Consumo interno voltado para a Segurança Alimentar e Nutricional, princípios agroecológicos e Produção segura de alimentos.
 
No final, dia 22, o CBA faz o encontro de parlamentares (engenheiros agrônomos) em Defesa dos Engenheiros Agrônomos e discute o papel do Cooperativismo e do Associativismo na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, a produção e Abastecimento no Contesto da Segurança Alimentar e Nutricional, os Sistemas Agropecuários de Produção Sustentável em Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional, a avaliação da atuação do sistema CONFEA/CREA na fiscalização das atividades profissionais no meio rural, os novos paradigmas da fiscalização dos Creas no meio rural, a integração ART ELETRÔNICA ÚNICA com receituário agrônomo e os protocolos de certificação.
 
Ainda no dia 22, haverá o Encontro Nacional dos Dirigentes dos cursos de Agronomia no Brasil abordando os desafios para o aprimoramento dos cursos de Agronomia do Brasil, as diretrizes curriculares e a reflexões sobre a construção de grades curriculares de agronomia, o papel da ABEAS para promoção da qualidade dos cursos de agronomia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/5744/visualizar/