Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 03 de Março de 2012 às 18:03
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


     Por circunstâncias diferentes os então vice-prefeitos de Cuiabá e de Várzea Grande, Chico Galindo (PTB) e Tião da Zaeli (PSD), respectivamente, assumiram o comando dos municípios e vivem a possibilidade de disputar à reeleição no pleito deste ano. Ambos têm desgaste de imagem, principalmente devido ao fato deles estarem atrelados aos antecessores Wilson Santos (PSDB), que comandou a Capital até 2010, quando renunciou para disputar, sem sucesso, o Palácio Paiaguás; e Murilo Domingos (PR), cassado por ato de improbidade administrativa.

     Os problemas acabam respingando sobre as administrações deles, principalmente pelo fato de não conseguirem “carimbar”, em sua totalidade, a cara de sua gestão. Assim, têm a pecha de representar a continuidade, mesmo buscando uma administração mais técnica e diferenciada. Galindo está no comando do Palácio Alencastro há 2 anos, mas mantém secretários ligados a Wilson e indicados pelo PSDB.

     Teve que carregar a herança negativa do tucano nos setores de saúde e saneamento, sem poder creditar ao antecessor a culpa pelos problemas. Agora, tenta divulgar atos administrativos como o programa Poeira Zero (pavimentação de ruas), reorganização da máquina e concessão do saneamento, com previsões de investimentos no setor. Assim, quer para melhorar sua imagem e no fundo sonha em buscar à reeleição.

    Enquanto isso, Tião patina e esbarra em problemas estruturais que vêm se agravando a cada dia. Como não tinha boa relação com Murilo, ele até critica o “abacaxi” deixado pelo antecessor. Por outro lado, era secretário de Infraestrutura e não consegue se desvincular do republicano. Também enfrenta problemas na Saúde, onde médicos mantém greve, provocando caos no setor.

     A exemplo de Tião e de Galindo, outros prefeitos que eram vices ensaiam candidaturas à reeleição e não podem reclamar dos antecessores. Acontece que os gestores de Campinápolis Vandeir Ribeiro (PMDB); de Sapezal, Jean Carlo Galli (PMDB); e de Pedra Preta Marionilo Corte Souza; assumiram os postos após renúncia dos titulares, que buscam dar visibilidade para eles. Como não poderiam buscar à reeleição, eles abriram mão do final do mandato para que os vices pudessem se aproximar dos eleitores, tendo mais chances de vencer o pleito em outubro.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/57697/visualizar/