Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 29 de Fevereiro de 2012 às 09:18
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


A pedido dos membros da Ordem Shrine Brasil Central, entidade paramaçônica, formada por maçons de grau 3, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) garantiu apoio à construção do Shriners Hospital Infantil em Cuiabá. O apoio foi dado durante reunião nesta terça-feira (28), na presidência da AL/MT. Com especialidade em Ortopedia, o hospital vai oferecer atendimento gratuito a pacientes até 18 anos. A execução do empreendimento foi autorizado pela Shrine Internacional e pelo Shriners Hospital for Children.

Dessa forma, a América do Sul receberá as suas duas primeiras unidades. Sendo a primeira em Cuiabá e a segunda no interior de São Paulo. Atualmente, são 22 hospitais, sendo 20 deles nos Estados Unidos, um no Canadá e outro no México. Todos com atendimento infantil em doenças graves: medulares, ortopédicas, queimaduras e palatais. 

A construção de um hospital infantil em Cuiabá é uma luta antiga de Riva. Ele sugeriu a mobilização da sociedade organizada à firmação de parcerias, inclusive, com a realização de leilões para consolidar o projeto. “A sociedade gosta de ajudar, especialmente, quando se trata de causas nobres como esta”, afirmou, ao relatar a falta de planejamento do Estado, que cresceu economicamente, mas não fez investimentos necessários nos setores essenciais com o da Saúde.

De acordo com o presidente do Shrine Brasil Central, Cláudio Eduardo Sousa Lima, os hospitais são mantidos com doações e realização de eventos dos Shriners. “Essas duas unidades no Brasil serão voltadas principalmente para crianças da América do Sul. Logicamente, podendo ser requisitadas para atender crianças de outras partes do mundo”, destacou Lima, ao salientar que posteriormente será possível estender a outras especialidades médicas.

Com investimentos estimados em aproximadamente R$ 80 milhões, o Shriners Hospital Infantil de Cuiabá será construído numa área de 80 mil metros quadrados, doada pelo Governo do Estado, próxima ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. O projeto será encaminhado, no próximo dia 9, ao crivo do Potentado dos Estados Unidos e, consequentemente, à captação de recursos para início das obras. Tem como princípio básico o trabalho em parceria com universidades.

Com previsão de cinco anos para entrar em funcionamento, já há entendimento para que até lá, as crianças assistidas pela Shrine sejam atendidas no Hospital Santa Helena, conforme explicou o vice-presidente da entidade, Jadson Barros. Nos casos mais graves poderão ser encaminhadas para um dos 22 hospitais existentes, sem nenhum custo à família.

O coordenador do projeto pró-construção do Hospital Shrine Infantil da América do Sul, Antônio Kato, disse que a expectativa é conseguir através do Legislativo o apoio do Executivo e da população para viabilizar o empreendimento.

SHRINE – Objetivo é construir e manter os hospitais infantis. Fundada em 1870, em Nova York, Estados Unidos, construiu a primeira unidade hospitalar em 1922. Possui mais de 400 mil membros distribuídos em 49 países. No Brasil, nasceu há três anos no Rio Grande do Sul. O Clube Cuiabá é o maior da América Latina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/58060/visualizar/