Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 24 de Janeiro de 2012 às 15:45
Por: RODRIGO VARGAS

    Imprimir


Secopa
Concepção arquitetônica do que seria o Fan Fest, no atual Parque de Exposições da Acrimat
Concepção arquitetônica do que seria o Fan Fest, no atual Parque de Exposições da Acrimat

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) vai apresentar à Fifa, nesta quarta-feira (25), os argumentos para a súbita alteração nos planos para o Fan Fest de Cuiabá, considerada a segunda mais importante instalação do Mundial, depois do estádio (Arena Pantanal).

Inicialmente projetado para a área do Parque de Exposições da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), no bairro Dom Aquino, na região do Porto, o espaço deverá agora ser implantado na área do Memorial ao Papa João Paulo II, no bairro Morada do Ouro.

A mudança será apresentada por Maurício Estrada, superintendente de Projetos Especiais da Secopa, durante o primeiro dia do 2° Seminário Fifa Fan Fest, que será realizado de 25 a 27, em Recife (PE).

A nova localização do Fan Fest depende do aval da Fifa. Em dezembro passado, técnicos da entidade estiveram no parque da Acrimat, para conhecer em detalhes o que seria a sede do futuro complexo.

À ocasião, o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secopa, Jefferson Castro, qualificou o espaço como "a melhor opção".

"Um local agradável às margens do Rio Cuiabá, unindo nossas belezas naturais e a maior festa do futebol no mundo. Agora, aguardaremos a aprovação do local pela Fifa", disse Jefferson, na ocasião.

Na semana passada, porém, a Secopa divulgou nota, na qual diz considerar que o espaço na Morada do Ouro conta "com uma localização privilegiada de acesso."

"A quantidade de bairros populosos que cerca a região e as facilidades logísticas que permitem acesso fácil a milhares de pessoas, através das vias existentes e do novo modal de transporte público, foram fatores que contribuíram para a decisão", disse o Executivo, na nota.

R$ 3 milhões

A decisão de utilizar a área do Parque de Exposições já custou R$ 3,09 milhões aos cofres estaduais.

Segundo os registros do Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças), o valor foi pago em abril do ano passado aos donos da Fazenda Santa Fé (conhecida como Lagoa Trevisan), desapropriada para dar lugar ao novo parque da Acrimat, na estrada que dá acesso a Santo Antonio de Leverger.

Em lugar do Fan Fest, segundo o Governo, o local irá abrigar a sede da cavalaria e o canil da Polícia Militar.

O secretário Eder Morais, porém, disse que o local receberá ainda um "espaço para a realização de eventos culturais".

"Vamos deixar um legado também para a população de Cuiabá naquela área", prometeu, sem entrar em mais detalhes.

A mudança causou controvérsia. Em artigo publicado no Midianews, nesta terça-feira (24), o arquiteto José Antônio Lemos dos Santos qualificou a medida como uma "grande redução nas expectativas do legado da Copa para Cuiabá".

"O novo local escolhido não tem os mesmos privilégios quanto à acessibilidade", criticou.

Em seu programa, na TV Rondon (SBT/5), o ex-prefeito e ex-diretor de Comunicação Social da extinta Agecopa, Roberto França (DEM), também manifestou contrariedade.

"Em vez de revitalizar o Porto, como prometido, eles vão instalar no local um canil e uma cavalaria. É brincadeira com a população do Porto! Mais uma vez, o tal legado da Copa vai sumindo do mapa", disse França.

O Fan Fest

Segundo o projeto inicial, com entrada franca, o Fan Fest transmitirá em alta definição os 64 jogos da Copa ao vivo.

Durante os 30 dias do evento, o local contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da Fifa e uma extensa programação de shows, incluindo grupos musicais locais e as principais manifestações da cultura regional. 

Durante o evento, o lugar contará com sistema completo de emergência e atendimento médico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/61127/visualizar/