Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 13:22

    Imprimir


Já imaginou fazer um refogado de carne com casca de melancia? Essa receita é além de deliciosa fácil de fazer, nutritiva e barata e pode estar na mesa do mato-grossense com as dicas de reaproveitamento de alimentos do Cozinha Brasil. Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o programa esteve presente nos últimos três anos em 48 cidades do interior de Estado com cursos e palestras que chegaram a 23.898 pessoas, ensinando a preparar refeições de forma inteligente e sem desperdício.

Para 2012, a unidade móvel do Cozinha Brasil tem presença confirmada no mês de janeiro nas cidades de Marilândia e Cáceres. Um caminhão equipado com uma cozinha experimental e didática, que roda o Estado de maneira itinerante, levará nutricionistas para oferecer cursos de educação alimentar com 10 horas de duração. Os bairros Planalto, em Cuiabá e Bonsucesso em Várzea Grande também recebem as ações do Cozinha Brasil e em todos os cursos e palestras a população pode se inscrever gratuitamente.

Para levar o programa a cidades e bairros, o Sesi-MT atua em parceria com indústrias e sindicatos ligados à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Conforme explica a supervisora do Cozinha Brasil, Roberta Sanches, a indústria passa a ser uma interlocutora do desenvolvimento, propiciando que a população aprenda como preparar cardápios com alto valor nutritivo e de baixo custo. “Indústrias e sindicatos preocupados com o desenvolvimento da região onde atuam tem a possibilidade de expandir as ações de responsabilidade social e levar qualidade de vida as comunidades do entorno”, conta a supervisora.

Um estudo realizado pelo SESI em 2009, sobre os impactos sociais do Programa Cozinha Brasil na vida das comunidades atendidas, apontou que conhecer como aproveitar integralmente os alimentos traz benefícios para a saúde do trabalhador e das famílias envolvidas. Os hábitos dos alunos que se inscrevem nos cursos mudam radicalmente e, o simples fato de aprender a reutilizar talos, caules, cascas e folhas, pode transformar os aspectos econômicos e sociais de uma família.

Em todo o Brasil mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas e em Mato Grosso a agenda para atendimento do Programa Cozinha Brasil está aberta. Indústrias e sindicatos interessados devem entrar em contato pelo telefone: (65) 3648 7823 ou e-mail cozinhabrasil@sesimt.com.br


Confira os locais e as datas dos cursos do Programa Cozinha Brasil em MT neste início de ano:

16 a 21 de janeiro
Rede Cidadã no Bairro Planalto – Cuiabá
Indústria parceira: Buzetti Pneus
Contato: (65) 3667 2132

23 a 27 de janeiro
Nova Marilândia
Indústria parceira: União Avícola
Contato: (65) 3352 1220

30 de janeiro a 03 de fevereiro
Sesiclube em Cáceres
Contato: (65) 3222 1216

06 a 10 de fevereiro
Bairro Bonsucesso – Várzea Grande
Sindicato parceiro: Sindicato das Indústrias Cerâmicas para Construção de MT (SICCEMT)
Contato: (65) 3682 0370






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/61959/visualizar/