Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2012 às 03:18

    Imprimir


Os Governos do Japão e da Coreia do Norte acertaram nesta segunda-feira o retorno dos três pescadores norte-coreanos que alcançaram na sexta-feira passada, após vários dias à deriva, a costa ocidental japonesa.

Os pescadores, que se espera retornem hoje para a Coreia do Norte via Pequim, asseguraram que sua intenção não era desertar do regime comunista e pediram para voltar a seu país de origem, informou a agência "Kyodo".

Junto aos três pescadores, se encontrou também na barca um cadáver que, segundo os tripulantes, era um companheiro de tarefa falecido por esgotamento há vários dias enquanto o barco estava à deriva.

Graças às negociações do fim de semana em Pequim entre diplomatas do Japão e Coreia do Norte, os três norte-coreanos poderão retornar a seu país, acrescentou a "Kyodo".

Os pescadores, que aparentemente zarparam em meados de dezembro, explicaram à Guarda Litorânea que o bote, de cerca de sete metros de comprimento, ficou à deriva devido a uma avaria no motor e ficaram sem comida nem bebida.

Em setembro do ano passado, nove desertores norte-coreanos chegaram ao Japão em uma barcaça de madeira e foram enviados, um mês depois, para a Coreia do Sul pelas autoridades japonesas.

Atualmente vivem na Coreia do Sul cerca de 22 mil desertores da Coreia do Norte chegados, em sua maioria, durante a grande crise de fome norte-coreana dos anos 90, embora o fluxo de refugiados tenha aumentado nos últimos anos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/62542/visualizar/