Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 08 de Janeiro de 2012 às 08:34

    Imprimir


As garras vão estar afiadas durante os debates deste fim de semana entre os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, numa corrida frenética para ganhar espaço dias antes da decisiva primária do Estado de New Hampshire.

Mais uma vez os debates são a atração principal na corrida de 2012 depois que os candidates passaram duas semanas na estrada fazendo campanha em cafeterias e pizzarias pelo Estado de Iowa e, agora, em New Hampshire.

Os seis participantes da disputa vão debater duas vezes num período de 12 horas, primeiro neste sábado à noite e, depois, no domingo de manhã. É sua melhor oportunidade de conquistar um grande número de eleitores antes da primária de New Hampshire, marcada para terça-feira.

"Os debates são a oportunidade que eles têm para serem vistos por dezenas de milhares de eleitores", disse o ex-presidente do Partido Republicano Fergus Cullen.

Charles Dharapak/Associated Press
O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Mitt Romney, favorito para disputar as eleições em novembro
O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Mitt Romney, favorito para disputar as eleições em novembro

Mais de uma dezena de debates até agora conduziu a momentos definidores na corrida para encontrar um republicano que desafie o presidente Barack Obama.

Os debates deste fim de semana podem dar novo fôlego a Newt Gingrich, que ficou para trás por causa do peso de propagandas negativas e ataques nas semanas que se seguiram à sua liderança nas pesquisas, baseada em forte desempenho nos debates.

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum, que se queixava frequentemente de não lhe fazerem perguntas suficientes nos debates, irá agora literalmente estar no centro do palco e poderá ter de enfrentar duras questões sobre sua trajetória no Senado e posições direitistas anti-homossexuais.

O restante dos candidatos poderá se voltar contra Mitt Romney, o líder até o momento e que terá como objetivo nas duas sessões de debates simplesmente manter sua posição e não cometer nenhum erro. Ele fez um chamado a seus partidários para que não sejam complacentes.

Romney venceu o caucus (eleição primária) de Iowa por apenas oito votos, mas está com uma grande vantagem em New Hampshire.

"Deixe-me dizer, aquelas pesquisas podem desaparecer de um dia para o outro", disse Romney em um jantar em Laconia, na noite de sexta-feira, ao pedir aos partidários que lhe dessem "uma grande margem, maior do que oito votos, se puderem".

Uma grande vantagem em New Hampshire e, depois, uma vitória no Estado da Carolina do Sul o deixaria praticamente na condição de ser indicado como o candidato republicano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/62611/visualizar/