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Quarta - 23 de Outubro de 2013 às 05:09

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Buraqueira em praticamente todos os pontos, problemas permanentes para todos que trafegam e fim do risco de queda ponte Juscelino Kubitschek estão entre os itens que encontram-se com os dias contados, com a federalização da Rodovia dos Imigrantes, num trecho da MT-407, agora incorporado à BR-070. A portaria 169/2013 do Ministério dos Transportes foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21/10), assinada pelo ministro César Borges.


A federalização Rodovia dos Imigrantes, por onde passa quase 70% da produção agropecuária do Estado, é uma antiga reivindicação do governo de Mato Grosso à União, por considerar que, vinculada à Rede Rodoviária Federal, teria melhor manutenção do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).
 

Foto: Mayke Toscano / Secom=MT

Em abril, o ministro César Borges sobrevoou a rodovia, acompanhado de Silval Barbosa, e garantiu a federalização da Rodovia dos Imigrantes.

Em abril, o ministro César Borges sobrevoou a rodovia, acompanhado de Silval Barbosa, e garantiu a federalização da Rodovia dos Imigrantes.



A transferência para a jurisdição federal sempre foi uma das lutas do governador Silval Barbosa (PMDB), por prever rápida melhoria na infraestrutura e maior agilidade e segurança, em especialmente para os caminhões pesados – bitrens e tremilhões. “É essencial que o governo federal invista imediatamente nessa via, que, ao ser projetada na década de 1980, o maior veículo que existia era a carreta, com menos da metade do peso dos que trafegam por aquela via”, pondera Barbosa.

Na área federalizada, são 28,1 quilômetros que coincidem com a BR-070. O trecho vai do entroncamento das rodovias BR-163, BR-364 e MT-407 até o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. É por meio da Rodovia dos Imigrantes que a maior parte dos 40 milhões de toneladas de grãos produzidos em Mato Grosso são escoados para os portos do Sul, principalmente Santos (SP) e Paranaguá (PR). Todos os dias, passam pelo local 16 mil veículos, a maioria de carga pesada, provenientes de três rodovias federais (BR-163, BR-364 e BR-070).

A publicação da portaria 169/13 no DOU determina que a incorporação será efetivada após a assinatura do Termo de Transferência do Patrimônio, pelo órgão estadual competente e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, explica que, nesta semana, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a portaria que institui a comissão que ficará responsável por elaborar e entregar o inventário sobre a rodovia, seguido da assinatura.

Cinésio de Oliveira argumenta que o governo de Mato Grosso já licitou os projetos de restauração e duplicação Rodovia da Imigrantes. “O projeto de restauração já foi entregue ao Dnit. Quanto à duplicação, já licitamos o projeto e tão logo esteja pronto vamos encaminhá-lo ao Departamento”, observa ele.

Desta foram, Cinésio Oliveira entende que há garantia celeridade à obra de restauração, diante do fato de que, com os projetos prontos e a rodovia federalizada, o Dnit já pode licitar a restauração.



A Rodovia dos Imigrantes foi inaugurada pelo então governador e hoje deputado federal Júlio Campos no primeiro trimestre de 1984. A previsão era de durar cerca de 15 anos antes da primeira grande reforma, mas já se passaram 30 anos.

Por não ter dinheiro para fazer a manutenção adequada daquela via, em fevereiro deste ano Silval Barbosa, esteve no Ministério dos Transportes para solicitar a inclusão da MT-407 na malha rodoviária federal. Em 23 de abril, em Cuiabá, o ministro César Borges sobrevoou a rodovia, acompanhado do governador, e garantiu a federalização da Rodovia dos Imigrantes.

No mês seguinte, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a lei estadual 9.911, sobre a mudança na jurisdição da rodovia – uma das exigências para o processo.






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