Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 10:29

    Imprimir


 

Leverger News
Relatório de CPI que investiga o prefeito de Leverger será lido e votado na próxima sexta-feira

Será lido e votado pelos vereadores na próxima sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger, o relatório produzido por 2 dos 3 membros da CPI instaurada no dia 13 de agosto para investigar o prefeito Valdir Ribeiro (PT), acusado de não prestar contas sobre os gastos com o dinheiro público. Apesar de ter sido unânime entre os 11 vereadores a instauração da Comissão Processante, “muitas coisas já mudaram” nesses 2 meses e o desfecho poderá ser um possível arquivamento. O presidente da Comissão, Adelmar Genésio Gálio (PDT) não concorda com os rumos que a CPI tomou, mas acaba sendo voto vencido e por isso está “meio revoltado” com toda a situação.

Gálio afirma que não votará a favor caso o relator Veraldo Cruz (PP) que é da base do prefeito resolva pedir o arquivamento. O terceiro integrante é o vereador membro Pedro Fernandes de Mello (PSD), que permanece “em cima do muro” e não declara se é oposição ou situação. As atitudes tomadas do relator e membro da CPI têm sido divergentes da opinião do próprio presidente.

Diante da situação, ele admite que tem sido voto vencido em várias situações, como por exemplo, quando decidiu solicitar documentos relativos aos dados do Aplic (Auditoria Pública Informatizada de Contas) e os demais integrantes não concordaram. Depois votaram favoráveis ao mesmo pedido feito, através de um requerimento apresentado no plenário por um vereador da base do prefeito que nem integra a CPI. “Não estou satisfeito com os trabalhos da Comissão e queria solicitar mais documentos que ainda estão faltando. Não estou contente com o que temos em mãos. Pra mim não foram concluídas todas as diligências necessárias”, ressalta o pedetista.

Leverger News
Vereador Adelmar Gálio preside CPI que investiga prefeito, mas não está animado com o desfecho dos trabalhos

Pela forma com que o relator e membro conduzem os trabalhos, Gálio diz que não ficará espantado caso resolvam pedir o arquivamento da CPI. Contudo, ele não votará favorável. “Se isso acontecer vou apresentar minha justificativa embasada juridicamente. Já consultei ums 4 assessores jurídicos e todos disseram que tenho razão”, afirma Adelmar Gálio.

A previsão é que nesta terça ou quarta-feira o relator da Comissão envie o relatório aos demais vereadores para cada um ler, sanar as dúvidas e ficarem aptos a votar na sessão de sexta-feira prevista para ocorrer às 18h, na Câmara Municipal de Leverger.

A briga entre Legislativo e Executivo na cidade não é novidade. Se arrasta desde o início do ano e já foi judicializada. Nos vários embates, ambas as partes já obtiveram vitórias e derrotas. Contudo, no momento que está levando a melhor é o Executivo, através do prefeito Valdir Ribeiro que se mantém no cargo por força de uma liminar. O pedido de afastamento dele foi votado na noite do dia 13 de agosto por 8 dos 11 vereadores, mas na prática ele nem deixou o cargo, porque antes mesmo de ser intimado pelo oficial de Jusitiça, conseguiu uma liminar para permanecer no cargo. A Câmara recorreu, mas sofreu outra derrota.

O fato é que a questão ainda não está pacificada, pois o mérito da ação ainda não foi julgado. Mas a oposição acredita que se a CPI for arquivada e não houver um novo pedido de afastamento do gestor, será mais um ponto favorável a ele que poderá anexar o resultado da CPI no processo e aumentar as chances de ser inocentado das acusações pelo Tribunal de Justiça. Leia mais





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6377/visualizar/