Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 22 de Dezembro de 2011 às 07:47

    Imprimir


A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) recebeu do Instituto Ação Verde, em Cuiabá, o Certificado de Neutralização de Carbono. O selo “Floresta Viva” reconhece que a emissão de gases do efeito estufa em 19 meses de obra da construção da Arena Pantanal, de abril de 2010 a novembro de 2011, estimado em 23.819,92 toneladas de carbono, está sendo neutralizada com o plantio de 171.504 árvores no município de Santo Antônio de Leverger.

O plantio faz parte do projeto Copa Verde, lançado em junho de 2011, uma ação que alia sustentabilidade com inclusão social. Na noite desta terça-feira (20.12), representantes das famílias ribeirinhas receberam um cheque no valor de R$ 86,8 mil referente ao plantio de mudas. É o primeiro pagamento por serviços ambientais prestados. O Copa Verde é integrante do Projeto Verde Rio, lançado pelo Instituto. Cerca de 3 mil famílias ribeirinhas vão receber créditos de carbono para plantar 1,4 milhão de árvores às margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, formadores do Pantanal. A área reflorestada passará a ser chamada de Reserva de Serviços Ecossistêmicos.

VLT – O secretário Eder Moraes anunciou junto com o presidente do Instituto Ação Verde, Carlos Avalone, a elaboração de um estudo comparativo para identificar o crédito de carbono com a implantação do modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O uso do transporte ferroviário em substituição ao rodoviário vai proporcionar créditos que serão revertidos em recursos e futuramente aplicados na melhoria do sistema de transporte coletivo da cidade. O mercado mundial estipula o custo de R$ 10,00 para cada tonelada de carbono.

Mais 18 empresas receberam o selo "Floresta Viva", entre elas a Unimed Cuiabá, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sicredi, Gráfica Atalaia e Agroamazônia. O Instituto Ação Verde é mantido pela Fiemt; Famato; Acrimat; Cipem; Sindalcool, Sindenergia e tem como parceiros o Ministério Público do Estado e Governo de Mato Grosso. (Com Secopa) I.B





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/64609/visualizar/