Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Dezembro de 2011 às 07:08

    Imprimir


Veículos ficaram destruídos após serem arrastados pelas enchentes. Foto: Reuters


Veículos ficaram destruídos após serem arrastados pelas enchentes. (Foto: Reuters)



As equipes de resgate procuram neste domingo centenas de pessoas dadas por desaparecidas após as inundações registradas no sul das Filipinas, que causaram pelo menos 497 mortos. Nos trabalhos de resgate as pessoas desaparecidas e que a Cruz Vermelha Filipina estima que se aproxima do milhar, se centram em aldeias das províncias de Iligan e Cagayan de Oro e nestas participam voluntários, soldados e funcionários do departamento de Defesa Civil.

Até à noite de sábado tinham sido recuperados 215 corpos na cidade de Cagayan de Oro e outros 144 na vizinha Iligan, ambas em Mindanao. Outras 57 vítimas foram encontradas em diferentes aldeias da província de Bukidnon, 21 na ilha de Negros e nove no Vale de Compostela, Zamboanga do Norte e Surigao do Sul, de acordo com os dados divulgados pela organização humanitária.

A tempestade tropical Washi, que entrou na madrugada do sábado no arquipélago com fortes vendavais, causou graves inundações no sul das Filipinas por causa das fortes chuvas. As autoridades preveem que o número de vítimas fatais aumentará à medida que as operações de busca e resgate na região setentrional da ilha de Mindanao progridam.

Os especialistas das agências internacionais identificam a favelização como o principal fator do grande número de vítimas que os desastres naturais causam nas Filipinas, evidenciando o mal estado das infraestruturas. O desmatamento incontrolado também favorece as enchentes e deslizamentos de terra que são frequentes durante a estação chuvosa que no geral começa em maio e termina em novembro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/65094/visualizar/