Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 17 de Dezembro de 2011 às 12:04

    Imprimir


Ilustração

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Policia Judiciária Civil, prenderam um dos últimos integrantes da quadrilha que assaltou a agência do banco do Brasil, do município de Comodoro (644 km a Oeste), em 2008. O criminoso é Zaquel Moraes Neves, 31, conhecido por “Zaca”, preso por mandado de prisão na cidade de Campo Novo do Parecis e conduzido a Cuiabá, onde foi ouvido pele delegada Ana Cristina Feldner.

A ordem de prisão foi expedida pela 14ª Vara Criminal da Capital no processo criminal que responde na Capital, pelo qual foi condenado a 14 anos, 4 meses e 18 dias pelo crime de roubo, conforme o mandado de prisão decretado no dia 12 deste mês, pela juíza Nilsa Maria Póssas de Carvalho.

Em 2008, Zaqueu Moraes Neves foi preso dentro de um ônibus com que seguia de Porto Velho, no Estado de Rondônia, com destino a cidade de Criciúma, em Santa Catarina. Na ocasião, Zaqueu figurava como suspeito de envolvimento no assalto a agência do Banco do Brasil de Comodoro. Com ele foi encontrado uma quantia significativa em dinheiro, além de cópia de documentos pessoais de duas outras pessoas.

O assalto a banco do Brasil do município de Comodoro ocorreu no dia 03 de setembro de 2008. O roubo foi considerado atípico por que ocorreu no exato momento em que havia na cidade uma carreata política, com a presença de várias autoridades estaduais e federais que acabaram ficando em meio ao pânico provocado pelos disparos de arma de fogo de grosso calibre efetuados pelos assaltantes que comumente agem na modalidade de assalto conhecida como “Novo Cangaço”, quando levam pânico a população, durante a prática do crime fazem vários disparos aleatoriamente.

Após o assalto, os criminosos fugiram em direção a Rondônia levando três policiais militares e o gerente do banco como reféns, posteriormente liberados. O veiculo usado na fuga foi queimada na rodovia que liga o Estado de Mato Grosso a Rondônia.

Zaqueu Moraes Neves é natural de Rondônia e registra antecedentes criminais em  crimes como roubo de veículos, formação de quadrilha, resistência a prisão entre outros. Ele foi condenado a 8 anos e 2 meses de reclusão, em um dos processos a que responde. O preso também foi formalmente denunciado pelo Ministério Público Estadual em Comodoro. 

O assaltante está recolhido em uma unidade prisional da Capital.

Presos pelo assalto

Onze pessoas envolvidas no assalto a agência bancária foram identificadas. Desse total, cinco entraram na agência e os demais colaboraram com o bando. Oito dos envolvidos foram presos na época, um acabou sendo morto durante confronto policial em Mato Grosso e dois foragiram. O assalto foi comandado pelos irmãos “Ribeiros”.

Cinco dos envolvidos no assalto são irmãos e nasceram em Itupiranga (PA). Antônio Nilson Ribeiro da Silva, o “Coruja”, foi apontado como o líder da quadrilha. Ele e a esposa, Luciene Almeida Nascimento, foram presos na cidade de Marabá (PA). Raimundo Nonato Ribeiro da Silva foi preso em Eldorado do Carajás (PA).

Os outros irmãos são: Josimar Ribeiro da Silva, preso em Pontes e Lacerda, José de Ribamar Ribeiro da Silva, que também praticava assaltos junto com os irmãos, mas não participou do roubo em Comodoro, pois está preso no Pará, por assaltos a bancos; e Josenildo Ribeiro da Silva, que está foragido. Ele foi ferido durante confronto e deve estar escondido na região de Marabá. Todos os irmãos têm passagem pela polícia por assalto.

Outro foragido e identificado é Rafael Borges da Cruz, visto com um dos membros da quadrilha no dia do assalto.

Pelo assalto a Polícia de Mato Grosso prendeu: Ismael dos Santos, detido logo após o assalto pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o casal da cidade de Redenção, no Pará, Olaiton Barros Mundoco, 27, e Karla Vieira Rodrigues, 25, presos em 13 de setembro de 2008, por tentar dar apoio na fuga dos cinco assaltantes, Josemar Ribeiro da Silva, 31, Antônio Hélio Brandão e . Antônio Nilson Ribeiro da Silva, o “Coruja”, a esposa Luciene Almeida Nascimento e Raimundo Nonato Ribeiro da Silva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/65152/visualizar/