Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 26 de Novembro de 2011 às 13:05
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Repórteres do jornal Folha do Estado, em Cuiabá, decidiram entrar em greve a partir de hoje devido à falta do pagamento de até três folhas salariais por parte da direção do impresso. A decisão foi tomada em assembléia convocada pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) na noite desta sexta-feira (25) em frente à sede do jornal.

A possibilidade de greve havia sido devidamente informada pelos jornalistas na última segunda-feira (21). Após assembléia geral realizada em frente à sede do jornal para discutir o indicativo de greve, a diretoria do impresso procurou representantes do Sindjor para negociar o pagamento escalonado das folhas atrasadas.

Naquele dia, a diretoria do jornal se comprometeu a pagar o salário de setembro até esta sexta-feira. Os jornalistas concordaram, mas informaram que, caso o pagamento não fosse efetuado até as 18h, cruzariam os braços a partir de então.

A diretoria da Folha chegou a alegar que já havia recebido dinheiro em caixa a fim de pagar os jornalistas, mas que, devido aos prazos das transações bancárias, o depósito nas contas de cada um só seria mesmo efetuado na segunda-feira (28), o que irritou os profissionais da redação.

Porém, no mesmo dia a diretoria depositou os salários dos profissionais da gráfica. Assim como os jornalistas, eles também estavam sofrendo constantes atrasos salariais e o sindicato da categoria havia declarado apoio à paralisação dos repórteres. O pagamento aos gráficos foi visto como manobra para desarticular a paralisação e assegurar a impressão do jornal.

O presidente do Sindjor, Téo Meneses, lamentou o fato de que os jornalistas estão precisando lutar por um direito tão básico como o de receber o salário em dia. Em nota divulgada após a assembléia desta sexta-feira, o Sindjor repudia a ingerência da Folha e também do jornal Diário de Cuiabá, onde jornalistas e motoristas convivem há anos com atrasos constantes.

Os atrasos nesses que são dois dos maiores veículos de comunicação do Estado são de conhecimento de praticamente todos os profissionais da imprensa local.

Os jornalistas da Folha voltam a se reunir na próxima segunda-feira (28) em assembléia para discutir a possibilidade de retorno às atividades caso o pagamento do salário de setembro seja realizado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67614/visualizar/