Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 26 de Novembro de 2011 às 06:19
Por: Filipe Faraon

    Imprimir


O acusado de ser o responsável pela chacina que vitimou seis adolescentes no último sábado foi preso nesta noite em Belém. O ex-policial Rosevam Almeida de Moraes foi detido com uma pistola .40 enquanto estava em frente a sua casa, no distrito de Icoaraci, onde ocorreu o crime. O suspeito já havia sido preso em 2008, sob acusação de liderar um grupo de extermínio que havia matado pelo menos 23 pessoas.

Rosevam foi levado à Divisão de Homicídios para prestar depoimento. A prisão foi possível por conta da expedição de mandado de prisão, já que não há mais flagrante das execuções. Mesmo assim, ele será autuado em flagrante pelo porte de arma de fogo de uso não permitido, uma vez que a .40 é de uso exclusivo policial. Hoje de manhã foi realizada missa de sétimo dia em memória às vítimas. Antes, houve passeata pela paz, com cerca de 400 pessoas, entre amigos e parentes das vítimas.

Rosevam foi cabo da Polícia Militar, até ser expulso da corporação, em 2005, sob acusação de ter praticado atos ilícitos. Três anos mais tarde, ele foi preso em uma grande operação, chamada de Navalha na Carne. Na ocasião, foram presas 23 pessoas - das quais 13 eram policiais. Eles eram suspeitos de coordenar um grupo de extermínio e de cometer outros crimes como cárcere privado, concussão, tráfico de drogas e de armas, formação de quadrilha e roubo. O acusado ficou quase três anos preso preventivamente, até ter acatado o pedido para responder o processo em liberdade.

A prisão do ex-policial reforça rumores que chegaram a ser publicados no jornal O Liberal, na edição da última quarta-feira. Embora a investigação seja sigilosa, o veículo publicou que a pessoa procurada pela polícia era um ex-policial que já havia sido preso por integrar grupo de extermínio. Como Rosevam seria o cabeça dos matadores, foi nele que recaiu a desconfiança geral, embora a polícia não tivesse confirmado.

O crime
Seis adolescentes, entre 12 e 17 anos - todos sem passagem pela polícia -, foram baleados no distrito de Icoaraci, a cerca de 20 km do centro de Belém. O crime foi por volta das 22h30 e teve testemunhas oculares. Elas contaram que a chacina foi autoria de dois homens de moto, que se identificaram como policiais. Eles enfileiraram os menores, de joelhos e com as mãos na cabeça, na calçada em frente a um órgão público, o Instituto de Assistência e Previdência do Município de Belém (Ipamb). A vizinhança diz ter ouvido mais de 20 tiros.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67670/visualizar/