Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 16 de Outubro de 2013 às 17:18

    Imprimir


Os caciques Aritana Yawalapiti e Kotoki Kamayurá apresentaram ao vice-governador e secretário de Estado das Cidades (Secid), Chico Daltro, nesta quarta-feira (16), no Palácio Paiaguás, uma pauta de reivindicações voltadas à logística, habitação e comunicação nas aldeias. A restauração do memorial a Orlando Vilas Boas, existente no Parque Xingu, foi outra demanda trazida ao governo.  

 
 
Chico Daltro disse que vai encaminhar as reivindicações também à Fundação Nacional do Índio (Funai), para numa parceria com a Secid atendê-las. O vice-governador planeja desenvolver os projetos de habitação já aplicados em outras aldeias. Com um linha de investimentos do Governo Federal, vai construir casas para essas comunidades a exemplo do que aconteceu com pequenos agricultores, áreas de assentamentos e quilombolas no estado.
 
 
 
O aproveitamento da energia solar como solução para a falta de energia elétrica também foi proposto durante a reunião. Segundo lembraram os caciques, "a energia não é para luxo, mas para a manutenção e conservação de remédios, principalmente vacinas". O vice-governador disse ainda que o Estado vai procurar as empresas de telefonia móvel e avaliar a melhor solução para o problema da comunicação. Atualmente os indígenas contam apenas com um serviço de rádio amador, que está precário e não dá sinal quando está chovendo.

 
 
O cacique Aritana saiu satisfeito com o manifesto de apoio do vice-governador. “Queremos a restauração e depois guardar todos os objetos de Orlando Vilas Boas”, destacou Aritana.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6770/visualizar/