Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 25 de Novembro de 2011 às 08:52

    Imprimir


Divulgação/PF
18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 kg de pasta-base
18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 kg de pasta-base

A Polícia Federal deflagrou, no começo da manhã desta sexta-feira (25), na cidade de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), a Operação Mahyah, de combate ao tráfico internacional de entorpecente em Mato Grosso e em outros 10 estados.

Segundo informações da assessoria de imprensa, as investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro deste ano, com foco inicial em Porto Esperidião (a 200 km de Cáceres), onde mora o principal investigado, e Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato. O nome não foi revelado.

Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 kg de pasta-base de cocaína, R$ 40 mil em dinheiro e diversos veículos.

Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí.

São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.

Em Mato Grosso, serão 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.

Ainda serão cumpridos mandados em Paraíso do Tocantins (TO); Ipatinga, Tarumirim e Belo Horizonte, todos em Minas Gerais; Luziânia e Caldas Novas, em Goiás, Maceió (AL), São Luiz (MA), Marabá (PA), Teresina (PI), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Natal (RN) e Jales (SP).

Alguns dos indiciados já estão presos  e receberão novos mandados de prisão hoje, em função das investigações darem conta de que continuam atuando no tráfico de drogas.

Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Porto Esperidião.

Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).

A operação

A expressão Mahyah tem correspondência em um dialeto siciliano e em árabe. No primeiro, significa máfia. Já em árabe quer dizer audacioso.

O principal líder da quadrilha, cujo nome tem origem  italiano, morava confortavelmente em Porto Esperidião e coordenava diretamente a quadrilha.

Segundo a PF, o bandidovivia, até agora, certo que nunca seria preso, em atitude completamente audaciosa frente às instituições policiais de combate ao crime. 

Nesta operação, serão presos ele, a esposa, três filhos e o genro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67782/visualizar/