Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Outubro de 2013 às 15:18

    Imprimir


O imaginário infantil e os contos de fadas ganharam vida na tarde dessa terça-feira (15.10) dentro da programação da XIV Olimpíadas da Creche Estadual Maria Eunice Duarte, que tem como enfoque o meio ambiente e a sustentabilidade. Empregando técnicas teatrais e muito bem ornamentados, os estudantes disputaram a encenação com obras da literatura clássica. Na sequência, foram submetidos a uma prova de conhecimento, acompanhada por pais e familiares.

 
 
Para melhor organização, a coordenação da Creche dividiu as turmas em dois grupos distintos, batizados como equipe ‘lobo guará’ e ‘ equipe onça’ - em referência aos animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. A prevenção é o principal enfoque das atividades.

 
 
Em cinco dias de Olimpíadas, os 420 estudantes (na faixa etária de 2 a 5 anos) terão como atribuição o desenvolvimento de uma nova rotina repleta de atividades desportivas (como a corrida de velocípedes), gincanas, além das tradicionais brincadeiras e muita música.

 
 
Para a professora Tânia Carneiro Rosa, mãe do pequeno Marcelo, de 5 anos, o trabalho pedagógico desenvolvido reflete diretamente na independência das crianças. “Ele tende a querer fazer tudo sozinho”. Marcelo estuda na unidade há três anos e se prepara para deixar a creche em 2014. “Percebo que o período foi de grande enriquecimento físico, psicológico e motor e daremos início a uma nova fase”.

 
 
Com apenas dois anos, Thomás Henrique se levanta diariamente às 6h30 para uma rotina prazerosa: se arrumar para ir à escola. “Quando o chamo percebo a vibração. Não tem drama. Ele sente falta quando temos um feriado. Nesse primeiro ano de atividades já é possível perceber significativos ganhos em seus desenvolvimento. Ele já demonstra autonomia, por exemplo, na hora de escolher sua roupa, de comer. O adulto é que não respeita o tempo da criança, é só dar o espaço para esse crescimento e a escola auxilia muito bem nesse papel”, pontua o servidor público Welton Vinícius Pereira.

 
 
Coordenadora pedagógica da Creche, Celma Aparecida de Carvalho, avalia que a elaboração de um cronograma de trabalho, de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que envolva a família, a comunidade escolar é fundamental para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. “A participação é sempre estimulada. Procuramos desenvolver ações, promover debates, que envolvam a comunidade”.

 
 
As Olimpíadas prosseguem até a próxima sexta-feira, com a entrega de medalhas a todos os participantes sem que exista ordem classificatório. ‘Nosso estímulo é a participação, a integração entre famíila, os pais, a toda comunidade gestora e equipe multiprofissional”, finaliza Celma.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6782/visualizar/