Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 31 de Outubro de 2011 às 12:35
Por: Lu Gonçalves

    Imprimir


O deputado Federal Nilson Leitão (PSDB) confirmou em sua agenda a participação no I Fòrum Dividir para Crescer que vai acontecer dia 03 de Dezembro em Porto Alegre do Norte, ele será um dos principais articuladores para no debate, pois como deputado federal poderá ouvir as propostas de divisões e levá-las para a Câmara Federal.

Leitão concorda com o desenvolvimento do Nortão e do Araguaia por isso é um dos defensores do debate sobre a sustentabilidade e a divisão “Eu concordo que Mato Grosso tem que se desenvolver e se a opção do desenvolvimento do estado for à divisão eu vou concordar.”, afirmou.

Ele é ferrenho em dizer que Silval Barbosa defendeu a bandeira e deixou o povo a ver navios, “Agora eu não vou ser leviano como o atual governador, que levantou a bandeira na região, andou por tudo que é lado gritando e bradando que ia dividir o Estado. E depois renegou suas idéias, se acovardou para ser candidato a vice-governador (na chapa de Blairo Maggi, em 2006). Eu como prefeito da maior cidade do Nortão sempre defendi que se houver a divisão, mas a divisão com responsabilidade. Critiquei o atual governador por defender uma divisão irresponsável e fui até vaiado por isso. Então, penso que precisa, sim, dividir. Mas dividir com responsabilidade, criando um programa que o governo federal seja parceiro, que compre essa idéia, que o governo do Estado compre essa idéia. Não se pode é dividir de uma hora para outra sem observar as demandas que essa divisão vai ocasionar, como a criação de toda a estrutura e infra-estrutura para funcionar o novo estado: centro político e administrativo, Legislativo, Justiça, todos os setores, concurso público, tudo que tem o que fazer” disse ele.

Nilson também faz comparações sobre a futura dívida da divisão, “quem vai pagar por tudo isso, qual o compromisso do governo estadual, do governo federal e do futuro governo do novo estado? Quando vai custar e quem arcará com cada despesa. Isso tudo precede a discussão pela divisão. É o que vou propor, porque a divisão é algo que não esta morta. Muita gente daquela região tem esse sentimento um pouco guardado. Pode conversar com qualquer um, com moradores do Nortão e do Araguaia, tem sim o sentimento da divisão. Isto é o que nós vamos fazer na Câmara: perguntar ao povo e se ele quer que essa bandeira seja levantada”, finalizou.

O fórum vai acontecer dia 03 de Dezembro em Porto Alegre do Norte e está a frente da organização a Comissão Dividir para Crescer que tem como presidente o jornalista Leandro Nascimento. No Fórum terá a participação das escolas e instituições de ensinos, palestras dos deputados estaduais e também de técnicos de diversas áreas.

Já está confirmada também a presença dos deputados estaduais Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/70706/visualizar/