Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 12 de Outubro de 2013 às 23:59

    Imprimir


A crise gerada pela greve dos professores, que já completou 60 dias, levou o Ministério Público do Estado (MPE) a intervir convocando o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) para uma reunião nesta segunda-feira, às 14 horas, na capital. Ainda não foi definido o local para o encontro, que ocorrerá sob uma recomendação: acabar imediatamente com esse impasse.


A ação do MP foi aprovada pelo Governo do Estado e louvada pelos representantes da categoria dos educadores. A direção do Sintep-MT avaliou como positiva a reunião proposta pela instituição de colocar frente à frente governo e trabalhadores para buscar a possibilidade de se chegar a um entendimento sobre a pauta de reivindicações e a suspensão da paralisação.

Ao se pronunciar logo após a convocação, o Sintep-MT reafirmou que “todas as iniciativas que promovam o diálogo entre o governo e o sindicato da categoria, no sentido de superação do impasse nas negociações são válidas. Será o momento do sindicato reafirmar as questões constitucionais que não são cumpridas à risca pelo governo e que retiram volumes significativos de recursos da educação”. O sindicato afirma que estes recursos já seriam suficientes para atender todos os pontos reivindicados para que a greve seja suspensa.

A última reunião entre o Sintep-MT e o Governo do Estado, não chegou a lugar algum. O governo reapresentou a mesma proposta que tem levado desde o começo das negociações. O único avanço foi o governo admitir enviar proposta à Assembleia Legislativa para votação em forma de lei.

A atitude tem irritado a categoria. O Sintep informou que eles nem deveriam ter sido chamados, uma vez que ‘não ocorreu a reabertura de novas negociações na prática’. Apesar do Sindicato não considerar grande avanço, o envio da proposta para Assembleia em forma de mensagem dá aos parlamentares a opção de apresentarem emendas e, com isso, proporcionarem os ajustes que a categoria busca. Por sua vez, o governador disse que só enviaria a mensagem para a Assembleia depois que os trabalhadores voltassem às salas de aula.

Depois de manter o movimento de greve, após a última reunião, o Sintep-MT afirma que não há temor após as ameaças feitas pelo governo do Estado contra os trabalhadores da educação. Na capital, 85% das escolas continuam com as atividades suspensas. Das 121 escolas, 103 estão sem atividades por tempo indeterminado, segundo o sindicato. Os trabalhadores exigem avanço no processo de negociação e que a pauta de reivindicações seja atendida.

Fechar a Secopa
Após dois meses de greve, os trabalhadores da Rede Estadual de Educação, querem ir além dos braços cruzados. Eles prometeram fechar o prédio da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) nesta segunda-feira (14), em protesto contra o governo do Estado.

Na última quinta-feira (10), durante assembleia geral da categoria, realizada no colégio Presidente Médici, os professores votaram pela manutenção da greve por tempo indeterminado. O Governo do Estado retrocedeu e prometeu não cortar o ponto dos grevistas, caso voltassem ao trabalho.

Depois da rejeição de sua proposta pelos professores, o governador Silval Barbosa (PMDB) encaminhou projeto de lei em que dobra o salário da categoria até 2023. Além disso, Barbosa já acionou a bancada governista para acelerar a votação, tornando lei estadual o salário dos trabalhadores da educação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7086/visualizar/