Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 11 de Outubro de 2013 às 12:56

    Imprimir


O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) participou de reunião com a presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Maria Augusta, onde deliberou sobre as demarcações de terras indígenas e ampliações feitas no estado de Mato Groso.


Segundo Leitão o momento é precioso para estabelecer um diálogo, podendo assim, formar uma estrutura de trabalho para determinar com maior clareza quais as áreas são de fato procedentes de tribos indígenas.

“O importante é que a Funai saiba que os deputados não estão contra os índios, nós apenas defendemos que é necessário um plano de trabalho específico para que as demarcações sejam justas. O governo deve reconhecer que o modelo utilizado até agora está vencido! Precisamos discutir o assunto com clareza para encontrar uma política que seja favorável ao índio sem prejuízo da outra parte envolvida”, explica Nilson Leitão.

O assunto vem sendo pauta há anos, mas teve seu acirramento nos últimos dez, onde famílias foram desapropriadas e os conflitos começaram a gerar mortes. Devido a essa importância do assunto, diversas audiências com o vice-presidente, Michel Temer; com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; além de órgãos envolvidos, foram elaboradas para tratar sobre o assunto e buscar uma solução concreta que ponha fim as confusões.

________________________________________

Nilson Leitão acompanha reunião que trata sobre a Ferrovia Mato Grosso/Pará

O deputado participa de reunião que debate a construção da ferrovia para melhorar logística de transporte

Nesta quinta-feira (10), o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) acompanhou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, em audiência com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, onde trataram junto com demais parlamentares sobre a inclusão da ferrovia Mato Grosso/Pará no Plano Nacional de Viação Ferroviária.

Um dos objetivos da ferrovia é agilizar o escoamento da safra que tem tido considerável aumento nos últimos anos e pouca viabilidade de transporte da mesma. A sugestão do traçado é ligar parte de Água Boa até Barcarena, no Nordeste paraense, e seguir do município mato-grossense até Marabá, no Sudeste do Pará.

Em uma reunião anterior, o grupo representante da bancada de ambos os estados se reuniram com o ministro dos transportes, César Borges, onde apresentaram o projeto que prevê a construção e detalhou a proposta para elaboração.

De acordo com o deputado Leitão, é importante que olhem para o Mato Grosso e invistam nesse estado que atualmente é o maior produtor do país. “Hoje em Mato Grosso temos apenas a BR-163 como opção de escoamento da safra. São milhões de hectares de produção que tem dificuldade para serem transportados. É preciso viabilizar novas logísticas que ajudem nesse processo, uma boa alternativa é a construção dessa ferrovia”, diz.

Devido a essa crescente produção também estão estudando a possibilidade de incluir um ramal que ligue a ferrovia ao município de Sorriso/MT, que tem se destacado. Outra opção analisada é posteriormente ligar a ferrovia também ao Nordeste.

 

________________________________________

Confirmada transferência de área para construção de batalhão do Exército em Sinop

O Comando Militar do Oeste confirmou nesta quinta-feira (10) o recebimento da área de 136 hectares no Bairro Alto da Glória, em Sinop, destinada à construção de um batalhão de infantaria do Exército Brasileiro no município.

A área, à margem direita da BR-163 (sentido Sinop-Cuiabá) era de propriedade do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) e foi transferida ao Exército pela Secretaria de Patrimônio da União, órgão do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em substituição à área anteriormente cedida pela prefeitura, próxima ao aeroporto João Figueiredo.

Vencida a etapa burocrática de transferência entre a Secretaria de Patrimônio da União e a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército, tem início o projeto das instalações (batalhão e vila militar) que será desenvolvido por militares lotados do Comando Militar com sede na capital Sul-Mato-Grossense, Campo Grande.

O recurso inicial para a obra está garantido através de emenda ao Orçamento da União, de autoria do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT).
“Destinamos R$ 10 milhões para que o Exército comece a se implantar definitivamente em Sinop, este valor está no orçamento de 2013 e já começamos a gestão para que seja liberado o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

A luta – Nilson Leitão vem acompanhando de perto o projeto de instalação do Exército em Sinop, destinando recursos, inclusive, porque participa dele desde quando ainda era prefeito de Sinop.
O primeiro contato com o Exército Brasileiro no sentido de construir um batalhão no município foi feita por Nilson Leitão em novembro de 2007, quando recebeu em seu gabinete o general Walter Paulo, o coronel Júlio César e os majores Arlan e Alexandre – todos da 9ª Região Militar, e que cumpriam em Sinop, missão oficial de vistoria ao Tiro de Guerra. O pedido foi reforçado em 29 de janeiro de 2008 durante visita do então ministro da Justiça Tasso Genro, que estava acompanhado do à época ministro-interino da Defesa e Comandante do Exército Brasileiro, Coronel-de-Exército, Enzo Martins Peri, que prometeram avaliar o pedido.

Em novembro de 2008, Leitão se reunião com o general Rui Alves Catão, na oportunidade, Comandante Militar do Oeste. Da reunião também participaram o general de Brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, chefe do Estado Maior do CMO, general de Brigada Gislei Morais de Oliveira, comandante da 9ª Região Militar e general de Brigada, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que naquele ano era o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Dado o histórico de contatos e a defesa da construção de um batalhão em Sinop, Nilson Leitão, já deputado, foi procurado por um grupo de militares do Exército no segundo semestre de 2012 que pediram apoio para o projeto, agora tido como prioritário pelos comandantes. De lá para cá, Leitão participou de diversas reuniões em Brasília e acompanhou, recentemente, um grupo de generais que estiveram em Sinop vistoriando a área onde o batalhão será construído.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7209/visualizar/