Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 10 de Outubro de 2013 às 23:40

    Imprimir


A Secretária de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Rosa Neide Sandes de Almeida, se reuniu nesta quinta-feira (10.10), com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), e deputados estaduais, na sede do órgão, na capital. No encontro ela informou ao Sindicato que o Governo encaminhou à Assembleia Legislativa (AL), mensagem para aprovação da proposta de dobra do salário da categoria.

 
 
O projeto prevê reajuste anual aos educadores ao longo de dez anos, a partir de 2014. Ao final desse período, os profissionais contarão com ganho real acumulado mais reajuste da inflação de 241,69% (tomando por base o índice previsto de 5,5% ao ano). A aprovação da mensagem na AL garantirá em lei a política pública de valorização salarial dos profissionais, proposta pelo governo Silval Barbosa.

 
 
Atualmente os professores com formação superior ingressam na carreira com R$ 2.353,75 de subsídio. Com a dobra no poder de compra esses educadores receberão em 2023, R$ 8.042,58 de salário inicial. A reunião entre Seduc e Sintep foi encarada como a retomada do diálogo do governo com os profissionais em greve.

 
 
O líder do governo na AL, deputado Jota Barreto e o presidente da Comissão de Educação do Legislativo Estadual, deputado Alexandre Cesar entregaram à categoria cópia da proposta encaminhada pelo governo. Os parlamentares também garantiram celeridade na tramitação e aprovação na Casa.
 
 
 
Conquistas
 
 
 
A proposta de dobra no poder de compra do subsídio da Educação estadual é inédita no Brasil. Atualmente Mato Grosso é o Estado da Federação que paga o 3º melhor piso salarial do país. Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) atestam que o Estado possui o melhor plano de carreira com jornada de 30 horas, sendo 20 em sala de aula e 10 destinadas ao cumprimento de hora/atividade.

 
 
Mato Grosso é o único da federação em que os profissionais técnicos e apoio com ensino médio recebem o mesmo piso do magistério. O Estado também possui Plano de Cargos e Carreira aplicado há mais de 20 anos, que prevê a evolução de classe e nível.
 
 
 
Confira abaixo:

Documento entregue ao sintep

Nota de esclarecimento da Seduc apresentando os avanços da educação de Mato Grosso






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7256/visualizar/