Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 14 de Outubro de 2011 às 15:25
Por: Michely Figueiredo

    Imprimir


O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM) confirmou ao GLOBO que já bateu o martelo e será candidato a uma vaga na Câmara dos Vereadores nas eleições de 2012. Seu filho, o deputado federal Rodrigo Maia, vai concorrer à prefeitura da capital, com um vice do PR, que deve ser a deputada estadual Clarissa Garotinho.

“Já comecei a me preparar. Tem que se preparar com calma, com tempo, para saber que tipo de comunicação vou fazer, que frase eu vou usar (como slogan na campanha). Já sou candidatíssimo”, afirmou o ex-prefeito.

Após exercer dois mandatos de deputado federal, governar a cidade do Rio em três ocasiões e ter eleito em 1996 seu sucessor, Luiz Paulo Conde, Cesar foi derrotado nas eleições de 2010 quando concorreu a uma vaga no Senado. Para ele, a busca por uma cadeira na Câmara não é decadência, mas uma questão estratégica.

“O nosso raciocínio é de que precisamos investir na renovação. Independentemente se a renovação dará tempo para 2014. Vamos renovar, então aqui no Rio, para começar, o candidato é o Rodrigo e não eu. Não adianta me mostrar pesquisa em que eu estou mais ou menos bem, e o Rodrigo está abaixo. Não interessa. Vamos construir a candidatura”.

Cesar adiantou ainda que já ficou decidido que ele e os outros dois vereadores do DEM que tentarão a reeleição - Tio Carlos e Carlos Caiado - terão mais tempo na TV e no rádio. “Isso é uma preliminar. Agora, todos os nossos candidatos a vereador entram na televisão”.

A estratégia do DEM de lançar Cesar Maia a uma vaga na Câmara acontece num momento em que o partido amarga perdas, em nível nacional, para o recém-criado PSD. Embora não tenha perdido no Rio vereadores para a legenda do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o DEM ficou sem quatro vereadores eleitos em 2008: Rosa Fernandes, Jorginho da S.O.S., João Cabral e Aloísio Freitas. Para completar, Alexandre Cerruti e Eider Dantas não vão disputar novamente uma cadeira na Câmara. Cesar minimiza as saídas, argumentando que aqueles que abandonaram a legenda vieram de outros partidos e alguns já votavam com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), mesmo sendo da oposição. “Do ponto de vista das nossas opiniões, aqui no Rio não perdemos nada”.

Meta

O ex-prefeito espera conseguir pelo menos 200 mil votos, com expectativa de chegar aos 250 mil. Segundo os cálculos de Cesar, o DEM pode conquistar até nove cadeiras. “Eu acho que vou ter voto na cidade toda. O quanto eu vou ter ali e aqui é o que eu não sei”.

Sob o argumento de que o Rio precisará de uma boa representação por conta dos Jogos Olímpicos de 2016 - principalmente para tratar em Brasília de questões municipais relativas ao evento -, Cesar defende a candidatura do ex-deputado Fernando Gabeira (PV) a uma vaga na Câmara. “Acho que o Gabeira deveria ser candidato. Vai precisar ter na Câmara um grupo para defender recursos para o Rio, principalmente, para as Olimpíadas”.

O foco da campanha do ex-prefeito será o servidor público e o discurso contra a forma como acontece o choque de ordem. “Isso é a repressão pela repressão, assusta as pessoas”.Entre críticas a Paes, Cesar diz qual será sua primeira medida, caso seja eleito. “Vou lutar contra a privatização da Educação e Saúde.

Entro para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) imediatamente. E se não me derem CPI por maioria vai ser comissão especial para ver a vergonha que está sendo o gasto do setor privado com a Saúde e Educação”.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72671/visualizar/