Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 09 de Outubro de 2011 às 23:06

    Imprimir


O Partido Social-Democrata (PSD), liderado por Alberto João Jardim, ganhou neste domingo com maioria absoluta as eleições regionais do arquipélago Ilha da Madeira, realizadas em meio a uma grande polêmica em Portugal.

Com a apuração provisória concluída, a legenda, no poder há 33 anos com Jardim, conseguiu 48,5% dos votos e 25 das 47 vagas de deputados regionais, contra 65,2% e 33 mandatos obtidos em 2007.

O até agora principal partido de oposição nas ilhas, o Socialista (PS), que governou Portugal desde 2005 até as eleições gerais de junho, quando também foi derrotado pelo PSD, desceu neste domingo quatro pontos e teve 11,5% de votos e seis deputados.

O Partido Popular (CDS-PP, democrata-cristão) passa a ser a segunda força política da Madeira, com 17,6% de votos, mais do que o triplo das eleições anteriores, e nove deputados.

Os democratas-cristãos, que governam Lisboa em aliança com o PSD e garantiram a maioria absoluta, se mostraram muito críticos com Jardim na campanha eleitoral do arquipélago.

Segundo as autoridades eleitorais, não houve incidentes de importância na votação, para a qual estavam convocados 256 mil dos 10,5 milhões de habitantes de Portugal.

As eleições em Madeira, que para muitos portugueses é considerado um local de férias, provocaram um inusitado interesse depois que o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística revelaram em setembro que a administração do arquipélago havia escondido dívidas de mais de 1 bilhão de euros.

O desvio financeiro levou à revisão do déficit português de 2010, de 9,1% para 9,8%, e levou o governo de Portugal a anunciar novas medidas de austeridade para cumprir os compromissos do resgate de 78 bilhões de euros concedidos pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/73296/visualizar/