Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 09 de Outubro de 2013 às 13:35

    Imprimir


A atriz cineasta, cantora e compositora, Norma Bengell, posa para foto no pavilhão da Bienal, em São Paulo, em janeiro de 2005, onde esteve para o lançamento do filme


Norma Bengell, posa para foto no pavilhão da
Bienal, em São Paulo, em janeiro de 2005.
(Foto: Paulo Liebert/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Quando descobriu que tinha câncer, há cerca de oito meses, Normal Bengell sempre teve esperança que ficaria curada. Só desacreditou na vida quando foi internada pela última vez, no sábado (5). Ela morreu, aos 78 anos, na madrugada desta quarta (9), se sentindo sozinha, segundo Luciane Marques, amiga, cuidadora e procuradora da atriz, com quem dividia um apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

“Ela me falava que quando tinha dinheiro, ela tinha amigos. Depois que ela ficou sem dinheiro, os amigos sumiram”, contou Luciene Marques. Segundo a procuradora, apenas o ator Ney Latorraca ligava e procurava notícia de Norma.

Há três anos, a atriz vendeu tudo que tinha para sobreviver. Durante a dificuldade financeira, contou com a ajuda de Miguel Falabella, Daniel Filho e Carlos Manga.

Câncer no pulmão
Segundo Luciane, a artista passou mal há oito meses e foi submetida a uma biópsia. Após o exame, descobriu que estava com câncer no pulmão. “Era muito agressivo e tinha dominado o pulmão esquerdo. Ela não quis fazer quimioterapia, ela queria morrer em paz, e dizia que o tratamento causava muito sofrimento”, contou, reforçando a esperança da amiga de sobreviver mesmo sem tratamento.

Devido à dificuldade de locomoção, Norma não tinha condições de ir ao banco receber os R$ 2,9 mil da anistia política. “Era com esse dinheiro que ela vivia. Eu tinha que ter procuração para pegar no banco. Ela não queria ir para o Retiro dos Artistas, preferia morar comigo”, contou a cuidadora.

No sábado, a atriz voltou para o hospital e apresentou quadro de infecção pulmonar, segundo Luciene. “O médico me chamou e disse que era um caso terminal, porque não tinha mais jeito. Ela sempre esteve lúcida. Ela só me pedia para vir para casa: Lu me leva pra casa, eu quero morrer em casa, não quero morrer no hospital”, revelou.

"Minha cabeça está a mil", dizia
Norma se queixava muito das limitações físicas, segundo a procurador. “Ela me dizia: o que mais dói é que o meu corpo não reage, não serve mais para nada, mas a minha cabeça está a mil. Isso era a pior coisa pra ela.”

As últimas palavras entre as duas foram relembradas com emoção por Luciene. “Eu perguntei pra ela: Dona Norma, a senhora está se sentindo bem? E ela disse que achava que estava indo para algum lugar, mas não sabia para onde. Eu acredito muito que Jesus existe, então eu falei para ela aceitar Jesus como salvador, e ela disse que aceitava”, contou, com a voz embargada.

Todos os dias a televisão estava ligada para acompanhar as novelas. “Ela era uma noveleira, adorava”, relembrou.

Norma Bengell está internada em estado grave (Foto: TV Globo / Thiago Prado Neris)


Norma Bengell durante gravação de seriado na Globo em 2009 (Foto: TV Globo / Thiago Prado Neris)

Trajetória
Nascida em 21 de setembro de 1935, a atriz carioca Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães D"Áurea Bengell foi uma das maiores musas do cinema e do teatro brasileiros nas décadas de 50, 60 e 70. Atriz, vedete, cineasta, cantora e compositora, Norma começou a carreira na música no início dos anos 50. Ela foi lançada no meio artístico por Carlos Machado, produtor de musicais, e foi vedete na Boate Nigth and Day, no Rio. Em 1959, lançou o primeiro disco, com músicas de Tom Jobim e João Gilberto. Fez sucesso com sua gravação das versões "A lua de mel na lua" e "E se tens coração".

Norma estreou no teatro em "Cordélia Brasil", em 1968, sob a direção de Emilio Di Biasi. Nos anos seguintes, participou das peças "A Noite dos Assassinos" (1969), de José Triana, com direção de Eros Martim; "Os Convalescentes" (1970), com direção de Gilda Grilo; "Vestido de Noiva" (1976), de Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski. Em sua última atuação no teatro, participou da montagem de "Dias Felizes", de Samuel Beckett, em 2010.

Atriz e diretora
No cinema, participou de 64 filmes. Estreou nas telas aos 23 anos, no longa-metragem "O Homem do Sputnik", estrelado por Oscarito, onde fez sucesso parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot. Norma Bengell fez história em 1962 ao exibir o primeiro nu frontal do cinema brasileiro aos 27 anos, no filme "Os Cafajestes", de Ruy Guerra. Nos anos 80, lançou-se diretora de cinema com "Eternamente Pagu".

Na televisão, Norma começou sua carreira na TV Bandeirantes, com "Os Adolescentes" (1981) e "Os Imigrantes" (1982). Em 1983, foi para a TV Globo, onde fez a minissérie "Parabéns pra Você", e as novelas "Partido Alto" (1984) e "O Sexo dos Anjos" (1989). Seu último trabalho na TV foi em 2009, no programa humorístico "Toma Lá, Dá Cá".





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7418/visualizar/