Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 09 de Outubro de 2013 às 12:54

    Imprimir


“Mato Grosso é um estado solução”. Com essas palavras, o governador Silval Barbosa definiu as potencialidades de Mato Grosso durante a realização do Fórum Estadão Centro-Oeste, evento promovido pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Caixa Econômica Federal. Silval participou de uma mesa redonda com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccineli, vice-governador de Goiás, José Eliton Figuerêdo Júnior e do editor de Economia do jornal, Cley Scholz, mediador do debate.   
 

 
 
Silval apresentou os dados da produção agrícola de Mato Grosso, com 46 milhões de toneladas de grãos, metade da produção de algodão do País e o maior rebanho bovino do Brasil, tudo isso produzido em menos de 9% do seu território. “Sendo pessimista, Mato Grosso tem capacidade de duplicar a sua produção de grãos em um período de dez anos e isso sem tocar em um pé de árvore”, afirmou o governador.

 
 
Junto com os outros governadores, Silval lembrou que o maior desafio para a região Centro-Oeste é a questão da logística. “Produzimos quase 50 milhões de toneladas e temos apenas 300 km de ferrovias. Nossa primeira prioridade é a logística, e a segunda é a logística, a terceira é logística. Se tivéssemos logística, os gestores reclamariam menos. Resolvido esse problema, o Centro-Oeste terá um crescimento ainda maior”, afirmou. “Mato Grosso já tem o domínio da tecnologia da produção, precisamos da logística para ajudar o Brasil a ser competitivo”.

 
 
Além das ferrovias, o governador de Mato Grosso também falou da importância de melhorar as estradas, com a pavimentação da BR-158 e a duplicação da BR-163, que no momento está sendo duplicada no trecho entre Rondonópolis e o Posto Gil. O governador do Mato Grosso do Sul, também acompanhou o pedido por logística. “Estamos suplicando. Precisamos de ferrovia, de hidrovia, de rodovia, de aeroportos em nossos estados. Nós contribuímos com 50% do incremento do Produto Interno Bruto em 2012”, afirmou.

 
 
Outra questão discutida foram os incentivos fiscais e a chamada “guerra fiscal” entre os estados. Para o vice-governador de Goiás, “os incentivos são um importante instrumento de desenvolvimento regional, proporcionando chances iguais para todos os estados”. Puccineli afirmou que sem os incentivos não há condição da região competir com outros estados, como São Paulo. Silval disse que “para trazer as indústrias, nós precisamos dos incentivos, para ter poder de competitividade”. Os governadores também lembraram que é preciso de um novo modelo para renegociar as dividas estaduais, de maneira que a receita liquida dos estados não seja comprometida.

 
 
Durante o debate, Silval também respondeu questões feitas pela plateia sobre o planejamento da safra, sobre a utilização do milho para a produção de etanol, o potencial do ecoturismo em Mato Grosso e também da realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. “Estamos fazendo em Cuiabá o que não seria feito em três ou quatro décadas. Se não fosse pela copa, não teríamos a oportunidade de fazer essas transformações na região metropolitana”, disse.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7421/visualizar/