Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 09 de Outubro de 2013 às 12:36

    Imprimir


A reunião de apresentação da nova composição do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas - Conen-MT - aconteceu na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na tarde desta terça feira (08.10).  O grupo de discussão estava desativado desde o ano passado e, agora, foi reativado por intermédio de decreto. Foram nomeado novos membros para dar otimização às ações das políticas antidrogas no Estado.
 

O secretário da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, abriu a reunião e destacou a importância da reativação do Conen-MT. “Temos uma preocupação muito especial com o tema, é um compromisso com o nosso Estado. Um mal do século que precisamos enfrentar e nos unir para vencer. A sociedade tem que entender esta preocupação”. Na ocasião, o secretário deu as boas vindas aos novos e antigos membros. Ele também frisou a colaboração e disposição da Pasta para trabalhar em prol das políticas do conselho.
 

A professora Doutora em Saúde Mental, Delma Perpétua Oliveira Souza, do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e representante da comunidade cientifica, destacou que o Conem-MT tem grande peso nas discussões sobre drogas. “É onde vai normatizar a política de assistência e prevenção, pois sem isso não tem como levar os trabalhos adiante. Os órgãos que participam tem uma representatividade da sociedade civil como um todo. A partir dai é que vai ser colocada em prática as políticas públicas, aliada ao Governo Federal, ajustando junto com os municípios”.


Com a função deliberativa e de fiscalização de orientação das políticas estaduais sobre drogas, o Conem-MT ressurge ganhando força em suas ações. Durante esta primeira reunião, foram tratados diversos temas sobre e houve deliberadas novas ações, como a proposta de aprovação da Política Pública Estadual Sobre Drogas, um trabalho feito pela UFMT, em parceria com a Sejudh.


O secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, avaliou como positiva a reunião. “Alcançamos 100% de êxito naquilo que nos propomos para este momento, retomamos com base na lei e trabalhamos assuntos muito importantes, como os seminários, leilões, composição do próprio conselho, importância dos projetos de prevenção, e as fiscalizações das comunidades terapêuticas. Criamos algumas comissões para tratar de temas específicos, que na próxima reunião irão apresentar os trabalhos que poderão ser deliberados pelo conselho”, reforçou.
 

Participam do Conselho representantes da Sejudh, SESP, SEFAZ, SEPLAN, SETAS, SEC, SEEL, SEDUC, OAB-MT, COESD/Sejudh, UFMT, UNEMAT, Conselhos Municipais, Setor Privado e Entidades Civis Organizadas.


A próxima reunião ficou marcada para o mês de novembro.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7422/visualizar/