Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 01 de Outubro de 2011 às 08:49

    Imprimir


Presos da cadeia pública de Poconé (100 km de Cuiabá) foram flagrados planejando uma tentativa de fuga por volta das 22h desta sexta-feira (30). A tentativa de fuga foi frustrada com a chegada das Polícias Militar e Civil.

Os presos estavam tentando escavar um buraco na parede da cela, que dá acesso aos fundos da cadeia Publica. O único Agente Penitenciário que estavam no plantão ouviu estranho barulho vindo de uma das celas e conseguiu a tempo acionar a Policia que evitaram a fuga.

Superlotação, estrutura precária e poucos agentes prisionais em atividade são alguns dos argumentos usados pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para pedir a interdição parcial da cadeia pública de Poconé, município localizado a 104 quilômetros de Cuiabá. As irregularidades foram apontadas há mais de dois anos, mas os problemas continuam.

Motim:

No começo do mês, detentos espancaram outros três presos acusados de estupros dentro de uma cela e o único agente prisional que estava de plantão não pode fazer nada. Isso porque, as três celas da cadeia estão superlotadas e número de agentes é insuficientes para acompanhar os detentos. A capacidade é de 20 presos, mas hoje somam 45 detentos. Trabalham apenas seis agentes prisionais na unidade, mas a cada 24 horas de plantão apenas um agente toma conta da cadeia.

A estrutura é antiga, com 31 anos de existência. A segurança é precária, as viaturas estão em péssimas condições. Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos disse conhecer o problema e relata que um estudo está sendo elaborado para aumentar o número de agentes da cadeia. A transferência de presos do local também está em análise.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/74418/visualizar/