Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 09 de Outubro de 2013 às 07:00

    Imprimir


Trinta e seis fiscais estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal, empossados entre 2011 e 2013, participam nesta semana de uma capacitação específica para novos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O treinamento oferece aos novos veterinários toda a base sobre as ações desenvolvidas pelo instituto, o papel do fiscal e a importância do trabalho dele para o desenvolvimento do Estado. 

“Parte da economia do estado passa pelo Indea e os fiscais têm que ter essa dimensão e estar preparados para realizar todas as funções do instituto, que é prestador de serviço, certificador e fiscalizador”, ressalta a presidente da instituição, Maria Auxiliadora Rocha Diniz.
 
 
 
A capacitação começou na segunda-feira (07) e segue até o dia 15 de outubro. Neste período, os fiscais passam por aulas que abordam os nove programas de defesa sanitária animal e inspeção de produtos e subprodutos de origem animal. Também são ministradas palestras sobre ética e a função do fiscal enquanto servidor público e representante do Estado nos municípios que trabalham.
 
 
No primeiro dia, a secretária-adjunta da Corregedoria Geral do Estado (AGE-MT), Cristiane Laura de Souza, apresentou aos novos veterinários do Indea-MT os direitos e deveres dos servidores públicos e o Programa de Controle Disciplinar do Poder Executivo de Mato Grosso, “Você Faz a Diferença”. Quem também conversou com os alunos foi o consultor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira, que falou sobre o atendimento ao público alvo das ações do Indea, que são os pecuaristas.
 
 
Esse conjunto de instruções, explica Maria Auxiliadora, explora aspectos como a carreira de fiscal, o zelo à instituição e ao Estado e a importância do trabalho de prevenção do Indea e não apenas de fiscalização. “Todas as ações do Indea são normatizadas. Neste curso oferecemos a linha mestre que vai nortear o trabalho destes profissionais. Com base nas instruções apresentadas o servidor saberá buscar as informações necessárias para suas atividades”, conclui a presidente do instituto.
 
 
Na segunda quinzena de novembro o Indea-MT vai realizar a capacitação de 50 engenheiros agrônomos recém-empossados por meio de concurso público. Semelhante à edição que ocorre nesta semana, o curso irá capacitar os profissionais para os programas que lidam com as pragas que atacam plantações no estado. Também está no planejamento do órgão, a realização de curso para as carreiras de agente fiscal 1 e 2, que também tomaram posse no último concurso para o Indea.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7455/visualizar/