Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 11:56

    Imprimir


Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio de Janeiro participa do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22). A prefeitura fará uma série de ações para estimular a população a aderir ao evento, entre elas a proibição de estacionar em 29 vias do centro e a apresentação do novo padrão de ônibus que começa a circular nos BRS (corredores exclusivos para ônibus) da cidade.

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado simultaneamente em diversas metrópoles do planeta para conscientizar a todos sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa. Além disso, outro objetivo é ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte de massa ou alternativo, priorizando os ecologicamente corretos. 

No ano passado, junto ao Rio de Janeiro, mais 1.500 cidades do mundo participaram do evento.

Ônibus mais moderno

Batizado de Mega BRS, o novo ônibus que circulará nas vias BRS é dotado de piso baixo (tipo low entry), que facilita o acesso de idosos e pessoas com deficiência física; motor traseiro, que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus; câmbio automático e suspensão pneumática.

Uma frota inicial de 18 ônibus começará a operar em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, na zona sul. 

A renovação da frota será gradual. A cada ano, começando em 2011, 20% dos ônibus terão que ser substituídos. Os novos veículos também circularão nos próximos corredores BRS que a prefeitura vai implantar, no centro e em demais regiões da cidade. 

Estacionamento proibido em 29 vias do centro
 
Nesta quinta fica proibido estacionar no "Quadrilátero do centro", que inclui as principais vias do bairro. As vagas do Rio Rotativo e oficiais (destinadas aos órgãos públicos) estarão bloqueadas (exceto para emergências) nas avenidas Presidente Antônio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e em todas as transversais, desde a rua Santa Luzia (em frente à Cinelândia) até a Candelária.

A estimativa é de que cerca de 2.300 veículos deixarão de estacionar e circular no centro neste dia.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/75566/visualizar/