Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 14 de Setembro de 2011 às 09:16

    Imprimir


Um convite, um crime, falhas, culpados e inocentes. O Gato Branco revela a trama e as argumentações sobre um “crime perfeito”, onde o que está em cheque é a capacidade do ser humano de articular tanto o bem, quanto o mal.

Com texto inédito, a peça é inspirada nos universos da romancista Agatha Christie e do cineasta Alfred Hitchcok, e traz a parceria entre o autor Jô Bilac e o diretor João Fonseca. Além de reunir os ganhadores do Prêmio Shell 2011 de melhor autor e diretor, o espetáculo também traz um elenco especial formado pelos atores Paloma Duarte, Bruno Ferrari, Fernanda Nobre, Camilo Bevilacqua, Pablo Falcão, Leandro Almeida e Lucianna Magalhães.

São duas apresentações no palco do Cine Teatro: uma no sábado (17.09), às 21h, e outra no domingo (18.09), às 19h. A venda antecipada de ingressos acontece no piso térreo do Shopping Três Américas, e nos dias de espetáculo, na Bilheteria do CTC, das 14h até o início das apresentações. O valor é 70 reais e 35 reais (meia).

O espetáculo

Na história, um enigmático convite para um assassinato chega misteriosamente às mãos de sete pessoas, sem um único vínculo e com vidas totalmente distintas. Convidados para uma mesma festa, a bordo do Swet tiger Lilli, uma embarcação antiga com cabines e salão de festas, apesar de intrigados todos acabam comparecendo. Na embarcação todos são recebidos pelo comandante Tadeu, responsável por conduzir o barco, que afirma desconhecer a identidade de seu empregador e o real motivo de tal festa.

Surpreendidos por um luxuoso jantar, o que aumenta ainda mais a curiosidade de todos em saber quem será o misterioso anfitrião, a atmosfera é amena. Contudo, existe uma tensão a cerca das suposições que justifiquem o convite. O jantar está perto do fim, aproxima-se das 22 horas, horário do assassinato mencionado. Tensão. Contagem regressiva. O relógio badala. Silêncio. Expectativa. Um assassinato, assim como havia descrito o convite. E, com um cadáver à deriva, em poucos segundos se instaura um clima de terror, onde todos são suspeitos.

O autor

Jô Bolac capacitou-se na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, em 2006, e cursou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes em 2001. É colaborador no site dramadiario.com, primeiro coletivo de dramaturgos online no país, e no gibi "Sítio do pica pau amarelo", em 2007. Foi indicado ao Prêmio Shell (RJ) e APCA (SP) 2010 pelos espetáculos “Rebú” e “Savana Galcial”.

Espetáculos como: "Matador de Santas", com Angela Vieira e direção Guilherme Leme; "Savana Glacial", direção Renato Carrera; "Rebu”, com a Cia Teatro Independente; "Limpe todo sangue antes que manche o carpete”, com Bruno Ferrari, Pablo Falcão, Graziella Smitch e Tatiane Amaral; "2 p/ viagem ", com Mateus Solano e Miguel Thiré; "Cachorro!", com a Cia Teatro Independente (indicação ao Prêmio Shell de Teatro por direção); "Desesperadas", com Cristina Pereira, Lidiane Ribeiro, Renata Tobelém e Tatynne Lauria.

Filmes: "Coração na boca”, direção de Vitor Levy e com Pablo Sanábio e Marjoire Estiano; "Filme de amor”, direção Guilherme de  Leme com Guilherme Leme e Beth Goulart; "As unhas vermelhas da noiva", direção de Scooby Ipanema Filmes com  Ernesto Piccolo.

O diretor

João Fonseca é formado pelo Centro de Pesquisas Teatrais de Antunes Filho, trabalhou com diversos diretores, entre eles: Felipe Hirsch, Gabriel Villela, Jorge Takla, Paulo Autran, Paulo de Moraes e Antonio Abujamra.  Com Abujamra, iniciou sua carreira de diretor co-dirigindo diversos trabalhos para a companhia “Os F.. Privilegiados“, tais como: “O Casamento” de Nelson Rodrigues e “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Seus últimos trabalhos incluem os musicais Gota d’água e Opereta Carioca e a comédia “Minha Mãe é uma Peça”. Atualmente é o diretor artístico da companhia “Os F... Privilegiados “.

Prêmios: Prêmio Shell de Melhor Diretor de 1997 por “O Casamento“, de Nelson Rodrigues, o espetáculo recebeu também o prêmio de Melhor Figurino e foi indicado para Melhor Atriz; Prêmio IBEU de Melhor Diretor de 1999 por “Tudo No Timing“, o espetáculo foi indicado também nas categorias, Ator, Atriz, e Produção; Indicado outras sete vezes ao Prêmio Shell de Melhor Diretor pelos espetáculos: “Tudo no Timing”, “O Casamento do Pequeno Burguês”, “Édipo Unplugged”, “Escravas do Amor”, “Pão com Mortadela”, “A Falecida” e “Oui Oui, A França é aqui”. Indicado ao Prêmio Eletrobras de Melhor Diretor por “Escravas do Amor”; Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro e ao Prêmio APTR como Melhor Diretor por “Gota d’água”; Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor pelas peças “O Casamento do Pequeno Burguês” (2003) e “Gota d’água” (2008).

Serviço

 

“O Gato Branco”
17 de setembro, sábado, às 21h,
18 de setembro, domingo, às 19h.
Ingressos: antecipados no piso térreo do Shopping Três Américas (65) 3627-4497. Nos dias de espetáculo na Bilheteria do CTC, das 14h até o início das apresentações.
Valor: 70 reais e 35 reais (meia).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/76105/visualizar/