Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Carros & Motos
Sexta - 09 de Setembro de 2011 às 20:03

    Imprimir


Salão de Frankfurt, na Alemanha
Salão de Frankfurt, na Alemanha

Os engenheiros alemães dominam como poucos a arte de construir automóveis, sobretudo os de qualidade apurada. Terra de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, a Alemanha é também a sede do maior evento automotivo do mundo, o concorrido Salão de Frankfurt. A edição deste ano da feira, a 64° da história, abre suas portas ao público na próxima semana antecipando muitos dos carros e soluções que veremos (e teremos) muito em breve nas ruas.

Conhecido por ser um salão de vanguarda (o Fusca foi lançado no evento em 1939), a mostra deste ano terá principalmente novas tecnologias focadas no baixo consumo de combustível e menores índices de emissões. Para isso vale de tudo. Motores a gasolina avançados, propulsores elétricos, híbridos... Vem aí uma enxurrada de carros de baixa emissão ou zero.

A BMW, por exemplo, levará para o evento os modelos i3 e i8, uma prévia de como serão os primeiros carros de sua linha ecológica "i". Já a Audi apostará pesado na motorização elétrica com os conceitos Urban e A2, que enfim ganhou uma segunda chance. Outra novidade da marca dos quatro aneis será a versão Hybrid do luxuoso A8.

Já a Mercedes-Benz, mais tradicional, manterá seus motores a explosão, mas com novos recursos, como o sistema de injeção direta de gasolina para a nova geração do Classe B. Outra empresa em busca de mais eficiência é a Porsche, que mostrará na feira a sétima geração do 911 Carrera. A fabricante conseguiu deixar o carro mais potente gastando menos combustível. Ah sim, ele também está mais rápido.

Fora da aura premium, a Volkswagen mostrará um produto simples, mas com uma importância enorme. É a versão definitiva do up!, o novo compacto mundial da marca que deve ser fabricado no Brasil em 2013. O carro, para a empresa, é uma espécie de novo Fusca, com forte apelo popular. Outro destaque da VW para o evento é o conceito Nils, uma alternativa de transporte compacto individual.

Mais lançamentos europeus

Montadoras de fora da Alemanha também têm em Frankfurt um palco e tanto para revelar suas novas cartadas. Da França, Renault e Peugeot mostrarão no evento mais modelos conceituais do que produtos inéditos já concluídos. A marca do diamante levará à feira os conceitos Frendzy e do novo Clio, previsto para 2012. Já a marca do leão tem duas station wagon de estudo: o 508 RXH para o off-road e o HX1, uma van com design futurista.

A Citroën, em contrapartida às suas conterrâneas, lançará em Frankfurt o DS5, o novo integrante de sua linha de luxo. Mas a marca dos chevrons também não deixará de mostrar um conceito, no caso a minivan Tubik. A Ford é outra empresa que também balanceará bem suas atrações. Estão na programação da marca a apresentação de carros como o novo Focus e o protótipo Evos, que redefinirá a linguagem visual da montadora americana.

Do Reino Unido virão mais dois importantes protótipos. A Land Rover exibirá o DC100, o modelo que antecede a nova geração do jipão Defender, enquanto a Jaguar destacará o conceito C-X16, um cupê esportivo com motorização híbrida de 475 cv. Já os italianos levarão novidades como a Ferrari 458 Spider e, acredite, a Maserati mostrará seu primeiro SUV.

O evento em Frankfurt também terá boa representação asiática. Do Japão vem a Honda com o compacto Brio na opção europeia e a nova geração do Civic para o continente. A Toyota, por sua vez, mostrará no Salão o Prius Plug-in, uma nova versão do carro híbrido mais vendido no mundo, ao passo que a Subaru lançará o crossover XV na série definitiva.

Os coreanos também não pouparão recursos em Frankfurt. A Kia Motors já avisou que lançará no evento o conceito de um cupê 4 portas para concorrer no segmento de alto luxo. A Hyundai segue outro aporte financeiro e prepara o lançamento da segunda geração do hatch i30 na feira, modelos que chegará ao Brasil em 2012. Por fim a SsangYong levará ao Salão o crossover conceitual XIV-1, que deve virar realidade no próximo ano.

Novidades, como se vê, não faltaram no prestigiado evento alemão. Boa parte desses carros, até mesmo modelos elétricos, também deve pintar em breve no mercado brasileiro. A cobertura completa do Salão de Frankfurt você acompanha aqui no iG Carros a partir de segunda-feira (12).





Fonte: Do IG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/76565/visualizar/