Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 02 de Setembro de 2011 às 16:33
Por: Hélder Rafael

    Imprimir


O leão Simba, que vivia solitário em um zoológico desativado em Ivinhema, a 297 quilômetros de Campo Grande, foi removido do antigo habitat na tarde desta sexta-feira (2) por uma equipe de biólogos e veterinários voluntários. O novo lar do felino será um rancho em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Simba será rebatizado como Antuak.

A previsão é que o animal chegue ao rancho na tarde de sábado (3). Até o destino serão cerca de 850 quilômetros por via terrestre, em uma carreta adaptada. De acordo com Marcos Pompeu, administrador do Rancho dos Gnomos, durante a preparação para a viagem não foi necessário o uso de sedativos no leão. "Estamos ministrando florais e homeopatia. O Antuak vai ser monitorado por uma câmera e terá assistência de quatro profissionais durante a viagem", disse.

Segundo Pompeu, o quadro aparente de saúde do felino é bom, mas exames devem ser feitos na chegada a São Paulo. "Ele está com dificuldade de se locomover nas patas traseiras. Ele está gordo e tranquilo", afirma o administrador.

De acordo com a Fundação de Meio Ambiente de Ivinhema, o animal estava no zoológico há cerca de 12 anos, e há seis o zoo tinha sido fechado. Em 2010, o animal perdeu a companheira. A prefeitura da cidade liberou R$ 24 mil para custear despesas do leão com alimentação e medicamentos por dois anos. A transferência foi autorizada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

Ainda há outros animais que permanecem no zoológico desativado, entre veados, jabutis e macacos. A expectativa da fundação é liberá-los na natureza, após autorização dos órgãos responsáveis. A área remanescente poderá ser utilizada com equipamentos públicos de lazer, como parque infantil e academia ao ar livre, segundo a prefeitura.





Fonte: Do G1 MS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77398/visualizar/