Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 10:58

    Imprimir


Após parceria firmada entre Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social (Setas), Prefeitura de Diamantino e empresas privadas, são oferecias 120 vagas para os cursos na área agrícola que ocorrem no período de 25/08 até 09/09 na Secitec.

“Buscamos qualificar a mão de obra local devido à grande necessidade no Mato Grosso”, afirmou a coordenadora da Setas, Maria Antônia.

Em mais de oito anos, já foram capacitados cerca de oito mil trabalhadores no Mato Grosso, sendo o único Estado do Brasil que oferece gratuitamente essa qualificação.

Ao final será emitido o certificado, acompanhado de uma carta de recomendação assinada de próprio punho pelo governador Silval Barbosa.

Os professores vêm diretamente da região sul do país, local onde estão as fábricas das máquinas, para instruir os alunos.

“Antes a mão de obra não era qualificada para agricultura e sim para o garimpo. Com o desenvolvimento do Estado no setor agrícola não havia mão de obra, era preciso buscá-la no sul do país. Agora o Mato Grosso desenvolve sua própria mão de obra”, salientou a coordenadora.

Apenas 10 municípios recebem o curso ao longo do ano, em Diamantino, além dos homens, 13 mulheres também passam por capacitação.

“Com esse treinamento conseguimos suprir essa dificuldade de know-how e formamos bons operadores, preparados para o mercado de trabalho”, garantiu o instrutor Marciano Alves.

>> Os módulos apresentados são:

Habilidades básicas:

Ética e cidadania, auto estima e relações interpessoais - SETAS – 8h carga horária

Habilidades específicas:

Manutenção e operação de tratores – Case/New-Holland – 32h carga horária

Manutenção e operação de colhedora de grãos – John Deere – 32h carga horária

Preparo do solo – Empaer – 16h

Saúde e segurança do trabalho – Basf – 20h (Em cumprimento a Norma Regulamentar nº 31 de 05/03/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego).

Agricultura Satelital de precisão (GPS) – para os 30 alunos que se destacarem no decorrer dos primeiros módulos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77709/visualizar/