Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 10:52
Por: Leandro Nascimento

    Imprimir


O deputado Federal Nilson Leitão (PSDB) declarou apoio à greve dos profissionais da educação da rede federal do país em Mato Grosso (UFMT), o parlamentar pretende através da Comissão a qual faz parte  buscar  uma negociação com o governo para os profissionais da rede de ensino na universidade federal.

Em uma reunião com a Diretoria Central dos Estudantes (DCE) esta manhã (30) o deputado afirmou que vai articular um acordo com o governo via comissão parlamentar.

Mais de 1,2 mil professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão em greve desde quarta-feira (24). De acordo com a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), a previsão é de que cerca de 18 mil alunos estão sem aulas no Estado.

Os servidores cobram um reajuste salarial de 14% e melhorias nas condições de trabalho. A categoria se manifesta contra o congelamento dos salários até 2019 e cobra perdas salariais, que já passam dos 152% em 12 anos.

A Universidade Federal de Mato Grosso é a terceira Federal do país a entrar em greve, já que as federais do Paraná e de Tocantins já estavam paralisadas, outros estados como São Paulo e Minas também aderiram à paralisação. A greve começou nos campi de Cuiabá, Sinop e Araguaia. De acordo com o presidente da Adufmat, Carlos Eilert, nesses três campi são mais de 18 mil alunos que estão sem aula.

Proposta do governo

O Governo Federal propôs aos professores um reajuste de 4% que entraria em vigor em 2012, o que não foi aceito pelos servidores. Nesta quarta-feira (31), representantes dos servidores das Universidades Federais se reúnem em Brasília com o Secretário de Relações Sindicais do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, para negociar o reajuste salarial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77711/visualizar/