Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 10:23

    Imprimir


O gigante varejista francês Carrefour reduziu sua estimativa de lucro para o ano, ao mesmo tempo que anunciou um prejuízo líquido no primeiro semestre, ante a alta de preços dos fornecedores e a redução da participação de mercado na França. A companhia disse que empregará uma nova estratégia para recuperar competitividade na FrançaNo Brasil, a empresa decidiu fechar cinco lojas após o fracasso da fusão com o Pão de Açúcar. Deixam de funcionar duas unidades de São Paulo - nos bairros do Morumbi e Ipiranga -, uma em Uberaba (MG), uma em Vitória (ES) e uma em Brasília (DF).

Segundo maior grupo de varejo do mundo depois do Wal-Mart, o Carrefour apresentou prejuízo de 249 milhões de euros (US$ 359,255 milhões ou R$ 571 mihões) no primeiro semestre, comparado a um lucro líquido de 97 milhões de euros no mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros e impostos (Ebit) caiu para 772 milhões de euros, de 989 milhões de euros um ano antes.

Como os preços dos fornecedores continuaram aumentando e a participação de mercado do Carrefour caiu devido ao acirramento da competição na França, a companhia disse que agora espera que o Ebit do ano seja 15% menor do que o de 2010. A expectativa inicial era de "uma progressão" no lucro operacional.

O grupo não deu detalhes sobre sua estimativa de vendas. Anteriormente, a previsão era de crescimento em relação às vendas do ano passado. O anúncio já era esperado, pois em julho o diretor financeiro do grupo, Pierre Bouchut, havia alertado que o Carrefour dificilmente atingiria suas metas para o ano.

Ao longo do período, "o Carrefour conseguiu aumentar suas vendas, puxadas pelos mercados emergentes, mas os resultados globais não foram satisfatórios, pressionados por um desempenho fraco na França e por itens não recorrentes", disse o presidente e diretor executivo Lars Olofsson, em um comunicado.

"Estamos implementando um novo plano de atuação, empregando uma nova estratégia comercial na França para recuperar competitividade e tráfego em nossos hipermercados e nos adaptando a um ambiente econômico cada vez mais desafiador", disse Olofsson.

A França responde por 44% das vendas do Carrefour. Fora da Europa, as vendas cresceram 13% na América Latina, com alta de 27% no Ebit. Na Ásia, o crescimento das vendas foi de 7,7%.

Ao longo dos últimos seis meses, as ações do Carrefour se desvalorizaram cerca de 40%, com o aumento das preocupações sobre o ambiente econômico, as altas de preços dos fornecedores e o fracasso do plano de fusão com o Grupo Pão de Açúcar, no Brasil, além da inquietação produzida pela estratégia e administração do grupo após várias mudanças.





Fonte: Do IG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77718/visualizar/