Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 05 de Outubro de 2013 às 09:36

    Imprimir


O presidente do recém criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS), deputado federal Valtenir Pereira, anunciou a filiação de mais de 100 vereadores, sendo três da Câmara de Várzea Grande, e 12 prefeitos. Avisou ainda que mesmo integrando a base apoiadora do governo Dilma Rousseff, o PROS nasce sem vínculo direto com o PT sobre as eleições de 2014. Nos próximos dias será apresentado diagnóstico do partido com o mapa de filiados, com meta ousada de fazer parte de chapa majoritária. Paralelamente, o Solidariedade, do deputado Adalto de Freitas, tenta agregar nomes que fortaleçam o projeto político que se alinha à oposição no Estado.

A entrada do Pros e do Solidariedade no contexto eleitoral colaborou para a comum dança das cadeiras, em razão de terminar hoje (5) o prazo dado pela Justiça Eleitoral para filiação dos que disputarão cargo eletivo no próximo ano. Em que pese a data, a Lei 9.504, a Lei das Eleições também prevê que os diretórios municipais encaminhem até o dia 10 a lista de filiados. Assim, verifica-se brecha para que as legendas possam divulgar nomes somente após essa data.

Valtenir mantém sigilo sobre os prefeitos que o acompanham na empreitada do PROS. A tática visa reduzir o impacto nos partidos de origem dos convidados a migrar para a nova legenda. "Não podemos divulgar nomes de gestores agora, porque pode ocorrer a interferência das direções dos partidos deles, o que é natural no período", ponderou Valtenir.

No Legislativo de Várzea Grande, segundo o parlamentar, migram para o Pros os vereadores Hilton Gusmão (PV); Leonardo Mayer (DEM); e Claido Celestino Batista (PRB), o Ferrinho. Em Cuiabá, o foco de Valtenir está sobre o vereador Onofre Júnior (PSB), que resiste à ideia. "Ainda tentaremos conversar com o vereador Onofre até amanhã (hoje), porque acredito na possibilidade de ele somar forças com o PROS", apostou Valtenir.

O PROS foi criado com aval do PT e da presidente Dilma Rousseff. Conseguiu dessa forma assegurar a manutenção de "estrutura" no governo federal, leia-se, com a permanência de cargos daqueles que deixaram o PSB de Eduardo Campos. O PSB é adversário do PT nas eleições de 2014. Valtenir afirma que o Pros está liberado para composições nos estados, validando entendimentos "com todos os partidos, da base ou não do governo federal".

O deputado Adalto de Freitas evitou comentar as filiações ontem, mas confia na chance de arregimentar "nomes de peso" para o pleito. Ex-prefeito Zé Carlos do Pátio coordena em Cuiabá as ações.

OUTRAS MUDANÇAS - Ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes deixa o DEM para aderir ao PSB do prefeito Mauro Mendes. Túlio é um dos nomes aventados para pleitear vaga na Câmara Federal. Blogueira Márcia Vandoni deve migrar para o PDT. Ela também recebeu convite do PSDB.

 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7780/visualizar/