Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 30 de Agosto de 2011 às 11:08

    Imprimir


Servidores estaduais da Bahia realizam uma paralisação de dois dias, a partir desta terça-feira (30), para acompanhar a votação do projeto que fará alterações no plano de saúde da categoria, o Planserv. A votação está marcada para acontecer quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB), nos dois dias de paralisação, as escolas da rede estadual de esino não deverão funcionar. Ainda segundo o sindicato, as demais categorias de servidores estaduais foram convocadas a aderir à paralisação e interromperem suas atividades nesse período.

A Secretaria de Educação da Bahia confirma que as escolas da rede estadual estão sem aulas nesta terça-feira.

Votação do Planserv

As alterações propostas pelo governo estadual geraram discordâncias por parte dos servidores nas últimas semanas. Mas segundo o líder do governo, o deputado Zé Neto (PT-BA), os servidores já conquistaram o aumento de 10 (como propôs o governo) para 20 o número de consultas por ano.

Além disso, os atendimentos de emergência durante o expediente de trabalho ou exercício de função não serão abatidos nesse limite de consultas. Os servidores também conseguiram, em negociação, que crianças de até seis anos, em vez de dois, tenham direito a consultas sem entrar no limite de 20 anual estabelecido para cada servidor. 

“Na Bahia, apenas 5% dos servidores usam o Planserv extensivamente. O que queremos é melhorar a eficiência e não colocar mais tanto recurso público. O governo insere R$ 250 milhões no plano, é o estado que mais coloca recurso nesse modelo de plano de saúde”, diz o líder do governo. O parlamentar complementa que a Bahia tem 478 mil servidores, o que corresponde a um terço do mercado de plano de saúde no estado.

Servidores penitenciários

Os servidores penitenciários da Bahia também irão realizar uma paralisação de 48h, a partir desta terça (30). Segundo Roquilde Gomes, coordenador do sindicato da categoria, além do protesto contra mudanças no Planserv, a categoria reivindica o avanço nas negociações referentes ao pagamento do plano real de valor (URV) para os servidores do Executivo.

Nos dois dias de paralisação, apenas os serviços de vigilância ostensiva serão realizados nas penitenciárias. Por conta disso, as visitas deverão ser suspensas em todo o estado.





Fonte: Do G1 BA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/77863/visualizar/